Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Vagas Azuis para apps de mobilidade urbana são aprovadas em Londrina

19 out 2023 às 19:50
Por: Portal Tarobá

A Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou em segundo turno, na sessão on-line desta quinta-feira (19), o projeto de lei nº 186/2021, que propõe a criação das chamadas Vagas Azuis, para o embarque e desembarque de passageiros de aplicativos de mobilidade urbana. A iniciativa, proposta pela vereadora Jessicão (PP), busca dar mais segurança e comodidade tanto aos motoristas de aplicativos quanto aos passageiros, além de melhorar o trânsito na cidade, uma vez que a medida reduzirá os casos de veículos parados em fila dupla e diminuirá o tempo gasto na procura por vagas para estacionar.


O projeto determina a implementação das vagas em “pontos estratégicos do centro e outros pontos movimentados da cidade”. Essas vagas terão um tempo limitado de uso. O projeto original previa duração de um minuto, mas, após ouvirem reivindicação de motoristas, os vereadores aprovaram uma emenda do vereador Nantes (PP) que ampliou o limite para dois minutos. Os motoristas de aplicativos que estiverem autorizados a usar essas vagas deverão estar identificados, e a fiscalização será realizada por órgãos competentes, incluindo a Guarda Municipal e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).


Vale ressaltar que o projeto foi debatido em audiência pública realizada na Câmara com a presença de motoristas, taxistas e representantes da CMTU, e  enfrentou resistência em sua tramitação. Inicialmente, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação votou contrariamente ao PL, acatando o parecer da Assessoria Jurídica, que considerou a matéria inconstitucional por ser tema de iniciativa privativa do prefeito, pois impõe atribuições ao Executivo. No entanto, a vereadora Jessicão recorreu da decisão e, em 27 de outubro de 2022, seu recurso foi aprovado em Plenário, permitindo que o PL voltasse a tramitar.


“Com muita sabedoria, atrasei a tramitação desse projeto por muitas vezes, para haver um debate correto. […] É uma medida para atender aos motoristas de aplicativos e essa não é uma vitória da vereadora Jessicão, mas um reconhecimento da Câmara de Vereadores da profissão de motorista de aplicativo. […] Hoje, a Câmara de Vereadores entende que a profissão de motorista de aplicativo chegou, vai ficar e precisa ser regulamentada, organizada”, defendeu a vereadora Jessicão. 


O PL passou em segunda discussão com 17 votos favoráveis (houve duas ausências). Como o projeto foi aprovado com modificações, ele segue para redação final, que ainda será votada em plenário.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Monitoramento de Londrina é fortalecido em parceria com proprietários de câmeras de segurança

Cidade
Imagem de destaque

Colégio de Londrina divulga gabarito extraoficial de provas do Enem deste domingo

Cidade

Briga entre funcionários de marmoraria na zona sul de Londrina termina com esfaqueado

Cidade

Homens se envolvem em discussão e são baleados por policial militar aposentado em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Suspeito de carregar caminhão com placas solares roubadas morre em confronto

Paraná

Lancha com 10 pessoas entre crianças e adultos pega fogo durante passeio em Porto Rico

Cidade
Londrina e região

Moradores e empresários protestam contra pessoas em situação de rua em Londrina

Cidade
Londrina e região

Dono reconhece carro furtado sendo vendido na internet e arma emboscada

Cidade
Londrina e região

Suspeito de furar preferencial abandona vítima e carro com passageira em Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.