A equipe da Tarobá esteve presente em peso no Dia da Bondade, realizado no Muffato da Rua Juscelino Kubitschek, em Cascavel – a casa do evento. A apresentadora do Jornal Tarobá 1ª Edição, Fernanda Toigo, mostrou como é feito o verdadeiro trabalho de "formiguinha" pelos voluntários, que se dedicam à separação dos itens doados. Eles selecionam apenas roupas em bom estado.
Após a triagem, as roupas são colocadas em cestos de metal, que são levados pelo Exército até os caminhões responsáveis pelo transporte dos donativos. A coordenadora do Provopar, Néia Albertoni, informou que cerca de 20 mil peças já haviam sido arrecadadas até aquele momento, e reforçou que ainda havia tempo para doar, já que o evento segue até as 17h, no Muffato. Ela destacou que essa é uma festa contagiante, marcada pela solidariedade.
Ao todo milhares de famílias, serão beneficiadas com as doações do Dia da Bondade. Além da arrecadação, o evento contou com diversos serviços e atrações, como apresentações musicais e brinquedos para as crianças.
O coordenador do Dia da Bondade, Jeferson Popiu, fez um apelo para que as pessoas revirem seus guarda-roupas, pois certamente encontrarão roupas e cobertores que ainda podem ser doados. Somente em Cascavel e região, cerca de 22 entidades serão beneficiadas.
Ney Leveroth, coordenador da Defesa Civil, falou sobre o trabalho da instituição, que recolhe todos os donativos nos pontos de coleta fixos e os transporta até o destino final. Ele também ressaltou a importância do trabalho dos voluntários da Defesa Civil.
Só na manhã desta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, montanhas de roupas foram doadas no estacionamento do Muffato da JK. O vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô, afirmou que o evento é motivo de orgulho e convidou a população a sair de casa e contribuir com as doações. Ele também comentou que o Dia da Bondade lhe traz memórias da infância, pelo impacto que o tradicional evento tem na cidade. Segundo ele, a Tarobá é parte essencial da construção de Cascavel, participando ativamente de eventos como esse.
A tenente Barreto, do Exército Brasileiro, informou que a instituição levou cerca de 40 soldados voluntários para auxiliar na triagem. Além disso, o Exército também ofereceu serviços para a população, como aferição de sinais vitais e exposição de materiais.
Até mesmo um motoclube participou dessa grande corrente de solidariedade. O Motoclube Insanos fez sua primeira participação no Dia da Bondade com uma motociata e doações. Tiago, um dos integrantes, disse que o grupo tem como base ações sociais e que todos os meses realizam atividades para ajudar famílias e entidades necessitadas.
Ainda em Cascavel, a Unioeste, uma das parceiras do evento, levou estudantes de enfermagem para oferecer serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações sobre o IMC (Índice de Massa Corporal). A ação faz parte do projeto "Unioeste na Comunidade", que tem como objetivo devolver à sociedade o conhecimento adquirido pelos alunos na universidade, como uma forma de retorno do investimento em educação.
Em Foz do Iguaçu, o Dia da Bondade também movimentou a cidade. Realizado no estacionamento do Super Muffato Portinari, na Avenida JK, grandes volumes de doações foram registrados.
Você ainda pode participar deste dia de alegria, doação e diversão. Vá até o Muffato da Rua JK, em Cascavel, até às 17h.