O comércio já sente os reflexos da aproximação do Dia das Mães, comemorado neste domingo. A data, uma das mais importantes para o varejo, impulsiona as vendas nas últimas horas, especialmente com consumidores que deixam para comprar os presentes na última hora.
De acordo com a superintendente de um shopping da cidade, Cláudia Michiura, entre 50% e 60% dos clientes costumam deixar as compras para a última hora. A expectativa é de lojas cheias até o encerramento do horário comercial.
Entre os produtos mais procurados estão as semijoias, como foi o caso da consumidora Mayra Joaquim, que foi às compras em busca de um presente especial para a mãe. Já em lojas de variedades, a demanda é por itens diversos, voltados para diferentes perfis de mães. A gerente Joyce dos Santos explica que há opções para todos os gostos.
"Tem mãe que gosta de ganhar utilidades, mãe que gosta de cama, mesa e banho, mãe que gosta de coisas estampadas com 'Feliz Dia das Mães'. Então, há bastante procura", afirma.
As roupas também se destacam entre as preferências dos consumidores. A busca por peças confortáveis é um dos critérios mais citados, segundo a gerente Micheli Campagnaro. Ela ressalta que a rotina das mães pede conforto e, por isso, as opções vão desde conjuntos casuais até peças mais elaboradas.
Presentes como óculos de sol, joias e relógios também figuram entre os queridinhos nesta época do ano. Esses itens são valorizados pelo charme, sofisticação e durabilidade. Segundo a consultora Yasmyn Nery, muitos filhos buscam justamente o custo-benefício desses produtos, pensando em algo que una beleza e utilidade.
A diretora de marketing Gabriela Borges destaca que o setor se prepara com campanhas especiais e reforço no atendimento para receber o público. A ideia é garantir que toda mãe seja lembrada com um presente à altura — que a deixe, como ela define, “bonita e cheirosa”.