A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o boletim atualizado sobre a situação da dengue em Londrina, em entrevista coletiva concedida pela diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, na tarde desta quinta-feira (18). Do início do ano até o momento, houve 12.642 notificações da doença, sendo 1.953 confirmadas, 5.491 descartadas e 5.486 estão em análise, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Segundo Sônia, embora o número de confirmações da doença tenha aumentado, pois na semana anterior foram computados 1.845 casos positivos, as novas notificações estão diminuindo semanalmente. Há três semanas, foram registradas 302 notificações, na sequência 189 e, na semana anterior, 100. “Os casos confirmados vão continuar subindo porque decorrem de exames que estavam em análise no laboratório. Além disso, ainda há mais de 5 mil casos sob investigação”, contou.
LIRAa – A Secretaria de Saúde também está realizando o 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019, mapeamento que permite identificar como está a infestação por Aedes aegypti no município, quais os bairros mais críticos e os depósitos de focos predominantes nestas áreas.
Desde a última segunda-feira (15), os agentes de Endemias estão realizando o trabalho de campo, em cerca de nove mil imóveis da área urbana, para identificar locais com água parada e focos do mosquito. A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 1º de agosto, durante reunião do Comitê Municipal de Mobilização contra o Aedes aegypti.
Fonte: N.com