Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia
Brasil

Hidrogênio verde enfrenta desafios para cumprir potencial energético

Brasil tem vantagens que podem favorecer produção de hidrogênio
27 set 2025 às 12:05
Por: Agência Brasil
Foto: Freepik

Em toda estrutura metálica das cidades, há um passado que envolve emissão de gases poluidores na atmosfera. Pontes, edifícios, carros e navios são construções formadas por aço, que libera grandes quantidades de dióxido de carbono (CO₂) ao ser produzido.


Preocupada com esse cenário, a engenheira química Patrícia Metolina desenvolveu uma solução para tornar as indústrias siderúrgicas mais eficientes e menos poluidoras: usar hidrogênio verde no processo de transformação do minério de ferro em aço.


A pesquisa vencedora do prêmio de teses da USP mostra o potencial do hidrogênio na transição energética necessária para enfrentar o aquecimento global. Segundo Patrícia, países como Suécia já validaram o uso industrial do aço verde, com grandes siderúrgicas investindo na tecnologia para reduzir emissões de CO₂.

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) lançaram o Portal Brasileiro de Hidrogênio, plataforma online para ampliar informações estratégicas sobre o setor e atrair investidores.


O hidrogênio verde é obtido a partir de energias renováveis — hidrelétrica, solar e eólica — e pode ser usado como combustível, para produção de amônia (NH3) e na fabricação de aço verde.

Outras notícias

Setor produtivo critica cautela do BC e cobra início do corte de juros

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

BC mantém a Selic a 15%, o maior patamar em quase 20 anos


Na siderurgia, a extração do minério de ferro gera emissões de CO₂ ao ser transformado em ferro com fornos a carvão. O método de Patrícia substitui o coque de carvão pelo hidrogênio verde, produzindo apenas vapor de água como subproduto.


O Brasil possui vantagens naturais para produzir hidrogênio, especialmente no Nordeste, onde energia eólica e solar podem abastecer siderúrgicas próximas, reduzindo custos e gerando aço sustentável.

Estudos da Hydrogen Council indicam que a demanda global por hidrogênio deve crescer cinco vezes até 2050, com mais de 1.500 iniciativas em andamento. A América Latina deve receber US$ 107 bilhões em investimentos, concentrados em fertilizantes, amônia e metanol, principalmente no Complexo de Pecém, Uberaba e Porto do Suape.


Apesar do potencial, o setor enfrenta desafios: alto custo de produção, infraestrutura logística limitada, ausência de marco regulatório, e necessidade de água purificada para eletrólise.


Projetos da Coppe/UFRJ mostram dificuldades práticas: eletrolisadores importados com defeito, água inadequada e manutenção cara. A professora Andrea Santos destaca que investimento em P&D, normas técnicas e infraestrutura é essencial para viabilizar o hidrogênio verde no Brasil.


A tecnologia ainda é cara, mas, com investimentos públicos e privados, pode se tornar competitiva, permitindo ao Brasil produzir hidrogênio verde de forma econômica, avançando na transição energética e na redução de emissões industriais.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Beneficiários com NIS final 1 recebem Auxílio Gás nesta quarta-feira

Economia
Imagem de destaque

Caixa começa a pagar Bolsa Família de dezembro

Economia

Preço da cesta básica de alimentos cai em 24 capitais, diz pesquisa

Economia

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil deflagra operação que investiga contratação ilegal no transporte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Cerco policial prende dois suspeitos após roubo com agressão no bairro do Limoeiro

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.