Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Economia

Parceria comercial entre Brasil e Japão pode sair ainda este ano

27 jul 2019 às 08:50
Por: Estadão Conteúdo

Impulsionado pelo acordo entre Mercosul e União Europeia, o governo trabalha para viabilizar uma parceria comercial entre o bloco sul-americano e o Japão. Aproveitando o ambiente político favorável, a expectativa do Palácio do Planalto e de setores da indústria é que o anúncio oficial sobre o início das tratativas para um acordo de livre-comércio entre as partes possa ser feito até o fim deste ano.

A formalização deve ocorrer durante visita do presidente Jair Bolsonaro a Tóquio, em outubro, para a cerimônia de entronização do novo imperador do Japão, Naruhito. A viagem deve ocorrer no mesmo período em que o presidente visitará China, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Outra possibilidade é que o anúncio da parceria seja feito em novembro, caso o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, aceite o convite para vir ao Brasil.

Na próxima semana, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação Empresarial do Japão (Keidanren) vão assinar uma declaração conjunta para defender o início das negociações do acordo. O documento será apresentado na reunião anual do Conselho Empresarial Brasil-Japão, que acontece na próxima Segunda-feira (29), em São Paulo.

"Há enorme potencial para maior cooperação econômica e industrial entre os dois países. A liberalização do comércio de bens e serviços, assim como a celebração de novos marcos legais, pode despertar o potencial e construir laços econômicos mutuamente benéficos entre Brasil e Japão - e também para os membros do Mercosul", diz trecho da declaração conjunta, obtida com exclusividade pelo Estadão/Broadcast.

Últimos passos

Segundo o gerente executivo de Assuntos Internacionais da CNI, Diego Bonomo, faltava um "empurrão político" para o início das negociações entre Mercosul e Japão. Na visão dele, o acordo com a União Europeia foi crucial pois, agora, há uma "baliza".

Outras notícias

Agências do Trabalhador têm 22,5 mil vagas de emprego disponíveis em diversos setores

Governo federal recebe sugestões para levar internet a rodovias

Metade das demissões em 2024 foi causada por questões comportamentais

"É a primeira vez que o Mercosul faz um acordo de livre-comércio com um bloco formado por países desenvolvidos, e isso abre uma porta para acordos com outros países desenvolvidos", disse Bonomo, em referência ao Japão e aos Estados Unidos.

As tratativas entre os setores industriais do Brasil e Japão vêm sendo costuradas desde 2015, inicialmente com foco em relações bilaterais. Com o aumento da convergência entre os países membros, o desenho do acordo foi ampliado para contemplar o Mercosul como um todo.

Com o acordo, haveria abertura de mercado de lado a lado. Da parte brasileira, há interesse principalmente na exportação de produtos do agronegócio e de alguns setores da indústria.

Segundo a CNI, as exportações do bloco sul-americano para o país asiático cresceram 136% entre 2000 e 2017. No sentido inverso, as exportações japonesas para os quatro países subiram 31%.

Em relação às exportações brasileiras, o Japão é o quinto principal destino de produtos nacionais, com 2,4% do valor total embarcado, atrás da China (21,8%), União Europeia (16%), Estados Unidos (12,5%) e Argentina (7,2%). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Lula recebe ligação de Putin e conversa sobre guerra na Ucrânia e economia internacional

Economia
Imagem de destaque

Diretor da Petrobras atribui queda na bolsa a montante de dividendos

Economia

Governo define regra para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência

Economia

Isenção do IR para quem recebe até dois salários mínimos vai a sanção

Mais Lidas

Paraná
Paraná

Bebê de três meses é pisoteado por boi durante rodeio em São Mateus do Sul

Cidade
Londrina e região

Acidente na BR-369 mata jovem de 19 anos e deixa oito feridos próximo ao Ceasa

Cidade
Cascavel e região

Acidente com automóvel e três ônibus deixa dois mortos e feridos na BR-277, em Céu Azul

Cidade
Cascavel e região

Câmera de segurança registra fuga de detentos em viatura do Depen em estrada rural

Cidade

Condutor de ônibus relata momentos antes de grave acidente na BR-277

Podcasts

Podcast Pretexto Sonoro | EP 2 | Londrina, Cultura e Música | Série "Na Batalha"

Podcast Linha de Frente | EP 6 | Conheça a Ponto Track | João Nunes e Diogo Zachi

Podcast Café com Edu Granado | EP 24 | A Volta dos Campeões | Cowboys da Canoagem

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.