Educação

Após festa, alunos de Medicina da UEL contraem Covid e curso tem atividades suspensas

27 ago 2021 às 15:13

O curso de Medicina da UEL teve as atividades presenciais suspensas após seis estudantes de diferentes séries testarem positivo para Covid-19 nesta semana. Seguindo o Plano de Contingência, Normas, Protocolos e Orientações de Segurança Sanitária da Covid-19 da UEL, todos os estudantes do curso tiveram as atividades práticas suspensas desde quinta-feira (26), por um período de 14 dias. As atividades em modo remoto foram mantidas e os casos positivos estão sendo acompanhados.

Os estudantes que contraíram Covid-19 teriam participado de uma festa do curso, na sexta-feira (20). De acordo com a coordenadora do Colegiado de Medicina da UEL, Neide Tomimura Costa, o Colegiado teve conhecimento da festa na quarta-feira (25), sendo que o primeiro teste positivo tem data de 24 agosto. Segundo Costa, os próprios alunos informaram que cerca de 50 estudantes teriam participado da festa. "Estamos estudando se é possível aplicarmos alguma sanção dentro da Instituição", afirmou a coordenadora.

Em nota a UEL informou que o Colegiado de Medicina, juntamente com a direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS), tomaram providências para uma avaliação minuciosa das causas que podem ter resultado na infecção destes estudantes.

“O Colegiado de Medicina e a direção do CCS da UEL salientam que todos os estudantes são instruídos sobre os rígidos protocolos necessários para atuação profissional dentro do ambiente hospitalar, que exige, por consequência, respeito ao Código de Ética e o cumprimento restrito da conduta adequada para o estudo da saúde e o pleno exercício desta profissão”, afirma a nota.