Educação

APP denuncia aumento da violência nas escolas após pandemia

30 mai 2022 às 14:21

A APP Sindicato afirma que depois do período de aulas remotas por conta da pandemia, houve um aumento de comportamentos violentos e agressivos nas escolas. O retorno da socialização, que foi impedida durante quase dois anos, estaria provocando excessos não só por parte dos alunos, mas também dos professores.

“Uma trombada, um olhar diferente e os alunos já estão se estranhando. Nas escolas, o clima está muito tenso. Os alunos vieram mais agitados, com essa falta de socialização. Eles não conseguem ouvir a gente", declarou a secretária-geral da APP Sindicato, Neide Alves.

Nos últimos meses, foram registradas no Paraná diversas denúncias de agressão de alunos contra professores e também de professores contra alunos. A mais recente ocorreu em Londrina, na última quinta-feira (26), quando uma professora teria atirado uma carteira contra alunos após ser questionada sobre notas lançadas. A profissional foi afastada nesta segunda-feira (30) e uma sindicância foi instaurada para apurar os fatos.

A secretária-geral da APP pontua também que um descaso com o estudo, por parte dos alunos, tem sido observado. "Eles estão nas escolas mais por uma questão social, para encontrar os amigos, para sair de casa, do que realmente ir atrás do aprendizado. A gente tem uma tutoria e vem trabalhando esses problemas desde o início do ano. A maioria dos nossos alunos são bons, mas um grupo pequeno acaba tumultuando e fazendo esses desastres que a gente fica tão triste em ouvir", relatou Alves.

Ainda segundo a APP, os professores estão estressados diante de cobranças do Governo Estadual. A demanda pelo uso das novas plataformas de ensino e a busca por resultados estaria sobrecarregando os profissionais. "Os sistemas são excelentes para a educação, mas a cobrança por números tem sido imediata. Além disso, os professores, na sala de aula, tem que dar conta da indisciplina, que está muito difícil e do aprendizado”, observou Alves.