Educação

App-Sindicato aponta 11 escolas de Londrina com casos confirmados e suspeitos de Covid-19

23 fev 2021 às 11:51

Um levantamento realizado pela APP, Sindicato que representa os trabalhadores em educação da rede estadual do Paraná, demonstra que 11 escolas de Londrina têm casos confirmados e suspeitos de Covid-19 entre os profissionais. Outras três instituições têm casos suspeitos da doença. Confira o levantamento no final da matéria. 

A categoria é contrária à retomada das aulas presenciais, marcada para o dia 1º de março. Uma assembleia geral aprovou greve para a mesma data, em protesto contra a exposição dos trabalhadores ao coronavírus. 

O presidente da APP-Sindicato de Londrina, Márcio André, aponta que a volta ao trabalho em atividades sem alunos acelerou o contágio dentro do ambiente de trabalho nos últimos dias. 

"Teve colégio que teve 70, 80 profissionais reunidos dentro da escola, alguns até 100 profissionais reunidos sem a presença de alunos. É um absurdo, são vidas que estão em jogo. Se voltar presencialmente com alunos, só vai piorar e acelerar muito mais a circulação do vírus. Isso é um genocídio", disparou. 

O governo estadual aponta, no entanto, que o modelo híbrido escolhido para a volta às aulas é seguro. Segundo afirmou o diretor-geral da Secretaria de Saúde, Nestor Werner Junior, o processo de retorno às aulas terá controle rigoroso de todos os atores envolvidos no processo, com objetivo de garantir a segurança durante a pandemia. 

“Estamos trabalhando de maneira conjunta o tema, entendendo que o processo precisa de uma discussão ampla. Essa decisão precisa ser segura. Construímos as condições sanitárias para um retorno seguro para a comunidade escolar”, afirmou.

Levantamento 

Confira o número de casos confirmados/suspeitos de Covid-19 entre profissionais da rede estadual de educação em Londrina, conforme levantamento realizado pela APP-Sindicato:

Dom Geraldo - 1 caso suspeito

Albino Feijó - 1 caso confirmado

Olimpia Tormenta - 1 caso confirmado

Tiago Terra - 2 casos confirmados

Barão de Rio Branco - 2 casos confirmados, diversos suspeitos

Carlos Mungo - 2 casos confirmados, mais suspeitos

Presidente Vargas - 2 casos confirmados

Andrea Nusi + 1 caso confirmado (não se sabe quantos)

Carlos Almeida - 1 caso suspeito

Cleia Godoy - 1 caso suspeito

Nossa Senhora de Lourdes - 3 casos confirmados

Com informações de AEN