Educação

Centro de Educação Infantil do Jardim Nova Esperança é inaugurado e vai atender 108 alunos

13 set 2021 às 15:33

Na manhã desta segunda-feira (13), mães, pais e responsáveis pelas crianças do Jardim Nova Esperança comemoraram a inauguração do primeiro Centro de Educação Infantil do bairro. O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, estiveram na Rua Sebastião Pedroso de Moraes, s/n, para a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Professora Maria Inês Vieira dos Santos Lozano.

A unidade escolar já está atendendo desde o dia primeiro de setembro deste ano, com 44 alunos do berçário ao P4. Mas, o espaço tem capacidade para receber até 108 crianças dos seis meses até os 4 anos de idade. Para preencher todas as vagas, está sendo feito o cadastro das crianças por meio da Central de Vagas de Londrina, órgão responsável pelos encaminhamentos dos alunos da rede municipal de ensino.

“Nós já sabemos quais crianças serão atendidas, porque elas fizeram um cadastro na Central de Vagas e a gente vai encaminhá-las para cá até o final de setembro. Umas 35 crianças estavam em outras unidades, como no União da Vitória, e agora voltaram para cá”, elucidou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

O Centro de Educação Infantil do Jardim Nova Esperança segue o modelo Proinfância Tipo C e contém cinco salas de aulas; sala para a secretaria, para os professores, de informática e multiuso; vestiários, banheiros para professores e adaptados para as crianças; lavanderia, cozinha, refeitório, almoxarifado; fraldário, lactário e pátio geral com cobertura. Para sua construção, a Prefeitura de Londrina investiu R$ 2,1 milhões dos cofres públicos municipais. A responsável pelas obras foi a Cbeng Engenharia e Construção Civil Ltda, ganhadora do processo licitatório.

Quando o quadro de alunos estiver completo, a unidade contará com 17 profissionais que atuarão na parte pedagógica e nos serviços de apoio ao funcionamento da creche. “Faz muitos anos que os moradores têm lutado por essa creche e, graças a Deus, agora eles conseguiram realizar o sonho deles. Estamos felizes por fazermos parte desse sonho”, falou a diretora da creche Daniele de Araújo Pereira, e participante da Associação do Clube de Mães do Conjunto Habitacional Maria Cecília Serrano de Oliveira, filantrópica conveniada da Prefeitura. A instituição já possui outros três convênios com o Município, que são: Centros Municipais de Educação Infantil Maria Cecília, Santo Antônio e Professora Kátia Maria Garcia Killner.