O programa de colégios cívico-militares tem como objetivo mudar a realidade de 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado. É o maior projeto do País nessa área. E aqui em Cascavel, cinco colégios estão passando por essa transição. A mudança ainda não é visível, já que as aulas presenciais estão suspensas. Mas a expectativa é grande.
Colégio Estadual Cívico militar Santos Dumont. Aqui estão matriculados 576 alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Médio. O local passa pela transição no ensino.
Esse cargo foi dado ao Nelson Gonçalves, agora Subtenente diretor cívico militar. Depois de 35 anos de carreira, ele se voluntariou ao novo desafio.
Os militares da reserva serão remunerados por meio de diárias criadas por lei em 2017, cujo valor vai variar conforme a atribuição desempenhada na instituição de ensino.
Em Cascavel, além do Colégio Santos Dumont, outros também passam pela reformulação, sendo Brasmadeira, Olívio Fracaro, Cataratas, Júlia Wanderley... Alem de municípios vizinhos: Catanduvas, Lindoeste e Santa Tereza do Oeste.
Por enquanto, não existe uma previsão de retorno da aula presencial. Por isso, os alunos serão apresentados aos militares de forma virtual.