Educação

Detento aprovado em Educação Física aguarda ansioso aulas da UEL

08 jul 2021 às 21:32

Um detento da penitenciário de Londrina foi aprovado no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina no Vestibular 2021. Ele foi preso por homicídio e está há nove anos no sistema prisional. No município, mais 21 pessoas privadas de liberdade foram aprovados no Ensino Superior.

Luiz Fernando cometeu um homicídio no jardim União da Vitória e ainda tem mais 7 anos e meio de pena para cumprir em regime fechado. Hoje, aos 33 anos, enxerga os estudos como uma oportunidade para mudar de vida. “Para mim foi uma alegria imensa passar no vestibular, fiquei eufórico o dia todo, não acreditava”, disse.

Segundo o detento, foi preciso perceber que estudar é o melhor caminho para sair da prisão com uma vida diferente. “Esse sentimento de ódio só leva a tropeçar lá na frente. Procurei me libertar desse sentimento e profetizar coisa boa. Aprendi que os estudo é o caminho a seguir”, afirma.

A Justiça vai fazer uma avaliação do histórico de comportamento dos detentos para liberar os estudos, que serão realizados de maneira remota por conta da pandemia. A cada 12 horas estudadas, o preso reduz um dia na pena. Quem conseguir o diploma ganha mais 1/3 da carga horária de estudo.

“Aqui a gente tem que ir para escola não por obrigação ou porque alguém impõe, mas porque a gente tem que demonstrar a cada dia um ser humano melhor e para isso tem que estudar. É acordar cedo, ler um livro, ler uma apostila para chegar a sala de aula”, diz Luiz Fernando.

O detento está ansioso para começar os estudos e mais ainda para sair da prisão com um diploma nas mãos para encontrar a esposa e a filha, que hoje tem 15 anos. “Quero agradecer a todas as pessoas e logo a logo estarei lá, rumo a uma formação. Sou o primeiro dos nove irmãos a entrar numa faculdade, creio que eles estão dando pulos de alegria lá e eu tô feliz da vida”.