Educação

Educação lança aplicativo para gerenciamento on-line da merenda escolar

03 fev 2022 às 19:10

O ano letivo de 2022 virá com novidades e avanços na rede municipal de ensino. Uma delas será o uso de aplicativo, acessado em aparelhos celulares, onde as cozinheiras poderão conferir o cardápio completo que irão preparar para merenda escolar. Mais do que orientar sobre os pratos de cada dia, o aplicativo do Sistema de Gestão de Informações (SGI) vai trazer as quantidades de produtos a serem utilizados, como preparar cada alimento e quanto servir para cada um dos alunos, entre outras informações.

Nesta quinta-feira (3), cerca de 300 cozinheiras e técnicas de nutrição participaram de uma capacitação, conduzida pelas três nutricionistas da Gerência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação –  Beatriz Lourenço Nunes, Renata Perucelo Romero e Mirtz Ayumi Nakamura Kuwahara. No curso, em formato remoto, as profissionais que atuam nas unidades escolares vão aprender a utilizar o aplicativo do SGI, conhecer suas funcionalidades e receber orientações importantes sobre os procedimentos para preparação da merenda escolar.

“Já temos e utilizamos sistemas para gestão de matrículas, gestão de estoque, e agora teremos um para gestão de estoque da merenda, informatizado. Estamos começando a implantação, as cozinheiras terão acesso on-line e rápido ao cardápio do dia, e com o decorrer do tempo a ideia é que todo o controle do estoque alimentício seja feito pelos celulares e nesse aplicativo. O intuito é gerenciar a merenda escolar de forma totalmente informatizada. O cardápio escolar é divulgado on-line, no Portal da Prefeitura, onde todos os pais podem acessar. Queremos avançar nisso, incluindo os pedidos e as entregas dos produtos”, detalhou a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

A entrega dos smartphones já começou, e cada escola municipal e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) terá ao menos um aparelho à disposição. A expectativa é que todos estejam em funcionamento na segunda-feira (7), quando começam as aulas presenciais.

O Sistema de Gestão de Informações já é utilizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) em formato desktop e, agora, ganhou uma versão responsiva para que seja utilizado também em celulares. Segundo o gerente de Alimentação Escolar (SME), Fábio Campos, esta é uma primeira versão “mobile” de uso interno, onde as cozinheiras e técnicas de nutrição poderão consultar o cardápio completo diariamente e, também, enviar informações para a equipe da SME.

“Esse acompanhamento já era implementado e estava em vigor, mas com as novas nutricionistas conseguimos fazer o preparo de retaguarda, construir a orientação de todas as preparações, incluindo as fichas técnicas contendo cálculo nutricional de macro e micronutrientes, decocção e porcionamento. É algo que vai ao encontro da resolução nacional sobre o Programa de Alimentação Escolar e estava disponível em outros formatos, e que agora o acesso será muito mais fácil e mais rápido”, comentou o gerente.

A expectativa é que em breve o aplicativo seja liberado aos pais e famílias dos mais de 46 mil alunos matriculados na rede municipal, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. “O objetivo é que a população também tenha acesso, futuramente, para conferir o cardápio do dia, como temos no Portal da Prefeitura. Os pais e familiares poderão conferir o que foi servido para as crianças nas escolas, e isso auxilia as famílias a elaborar o cardápio nas casas, para a criança ter sempre opções saudáveis e diversificadas. Buscamos sempre a interação para que os pais tenham proximidade com o que estamos ofertando”, acrescentou Campos.

Todos os dias, para estudantes de período integral, o Município fornece quatro refeições diárias. Aos que estudam em um período, são concedidas duas refeições. Isso representa, em média, de 80 a 90 mil refeições servidas diariamente.

Para garantir a alimentação de todos na quantidade suficiente e com altos níveis de qualidade, os cardápios da merenda escolar levam em consideração produtos e alimentos de época, com disponibilidade local, que sejam saudáveis e nutritivos. “O aplicativo agora traz a aba ‘Prato do Dia’, para a cozinheira montar o prato completo antes de servir aos alunos, fotografar e anexar no app. Esse registro fica de modelo para que todas continuem empratando de forma a atender todos os perfis de criança, inclusive as que são seletivas. E para nós, funcionará como um histórico consistente”, citou Campos.

Outro ganho que o aplicativo deverá contribuir é em relação ao controle do estoque e da logística de entrega dos alimentos. “Adquirimos, aproximadamente, R$10 milhões em gêneros alimentícios, anualmente. E estamos desenvolvendo, dentro do SGI, um sistema informatizado, pois atualmente utilizamos planilhas para cálculo. Com a compra informatizada, o fornecedor da merenda saberá quanto precisará entregar em cada escola e a escola saberá quanto deverá receber. Em caso de discrepância, seja de quantidade ou tipo de produto, bastará indicar uma observação no sistema e essa notificação vem para nós com agilidade. Será um controle de estoque com acompanhamento da dispensação para uso”, acrescentou o gerente.