Educação

Estudantes municipais defasados no conteúdo serão priorizados com reforço escolar

26 jul 2021 às 22:11

As aulas presenciais da rede municipal de Educação de Londrina retornam na próxima segunda-feira (2), de forma escalonada e com modelo híbrido. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (26) durante entrevista coletiva concedida pelo prefeito Marcelo Belinati, acompanhado dos secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e de Saúde, Felippe Machado.

Os estudantes que estiverem defasados no conteúdo pedagógico, estes serão priorizados com reforço escolar e acompanhamento presencial. “Fizemos um diagnóstico, que identifica o que cada aluno precisa ter aprendido, e vamos acompanhar com mais enfoque os que estiverem com dificuldades. Temos tudo isso mapeado e vamos investir em reforço”, disse a secretária.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, cada unidade escolar elaborou um Plano de Biossegurança próprio, contendo diretrizes gerais e personalizadas. Este material poderá ser acessado pela população em geral no Portal da Prefeitura, na página “Educação em Tempos de Covid-19”, link bit.ly/PMLEducacao .

E para orientar os estudantes sobre a prevenção à Covid-19, foi desenvolvido um material educativo com cartazes, vídeos e cartilhas, que serão fixados nas escolas e repassados nos grupos on-line.

Em relação a merenda escolar, está sendo aplicado um protocolo que permite o atendimento individual de cada estudante, sem aglomerações. Também foi suspenso o compartilhamento de materiais, inclusive nas aulas de Educação Física, que não vão incluir esportes coletivos.

Na chegada dos alunos, haverá triagem com aferição de temperatura, e em todas as unidades foi ampliada a disponibilidade de materiais de higiene, como álcool em gel.

“Ao todo, são 2.200 turmas distribuídas em 87 prédios. E precisamos que os pais e famílias ouçam suas escolas, pois cada uma tem suas particularidades. É algo que vai exigir um esforço muito grande, de todos, por ser tão diferente. Mas temos muita esperança, estamos com saudade dos nossos alunos e, principalmente, muito felizes por chegar a este momento tão aguardado”, contou a secretária municipal de Educação.

Maria Tereza complementou que o planejamento é flexível e sujeito a mudanças, principalmente caso ocorra contaminação de algum aluno ou professor. “Temos um canal exclusivo com a Saúde para monitorar casos positivos que podem vir a acontecer. Iremos acompanhar essas pessoas, os que tiveram contato, e aplicar o protocolo mais adequado à situação, respeitando sempre a vida e saúde de cada pessoa”, detalhou.