Educação

Ex-reitores participam de plantio da peroba em comemoração aos 50 anos da UEL

06 out 2021 às 17:24

Sete ex-reitores e representantes de outros dois dirigentes participam nesta quinta-feira (07) do plantio da 50ª peroba em comemoração ao aniversário de cinco décadas de reconhecimento da UEL por parte do Ministério da Educação, em 7 de outubro de 1971. A cerimônia inicia às 9 horas, no Bosque Perobal, nas proximidades do Restaurante Universitário, no Campus, com direito a homenagens e apresentação do Quinteto de Cordas formado por músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade (Osuel).

O evento começa com a premiação da designer Camila Santos, ex-aluna do curso de Design Gráfico da UEL, vencedora do concurso de criação do selo alusivo ao aniversário. Ela será representada por familiares. Na sequência serão premiados, simbolicamente, os escritores que participaram do Concurso Literário de Contos da UEL.

Escritores profissionais e amadores foram desafiados a elaborar textos sobre o aniversário. Os 30 melhores estão publicados no livro “Concurso Literário de Contos da UEL 50 anos”, organizado nos formatos físico e virtual.

Na terceira parte da cerimônia o primeiro reitor, Ascêncio Garcia Lopes, de 92 anos, será convidado a fazer o plantio da árvore símbolo da universidade, representando todos os reitores que estiveram à frente da Instituição nestas cinco décadas. Confirmaram presença os ex-dirigentes Jorge Bounassar Filho, João Carlos Thonson, Pedro Gordan, Lígia Pupato, Nádina Aparecida Moreno e Berenice Quinzani Jordão. Oscar Alves e Marco Antônio Fiori estarão representados.

HISTÓRICO – Em 7 de outubro de 1971 a então Fundação Universidade Estadual de Londrina conquistou o reconhecimento e tornou-se Universidade Estadual de Londrina. A instituição já formou mais de 83 mil profissionais e é reconhecida pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. A universidade foi criada em janeiro de 1970.

A UEL está entre as maiores instituições de Ensino Superior do País, reunindo mais de 17 mil estudantes, 53 cursos de graduação, 184 cursos de pós-graduação, entre especialização, residências e programas de mestrado e doutorado. O quadro funcional tem cerca de 4 mil professores e servidores, incluindo o Hospital Universitário (HU/UEL).