Com a proximidade da volta às aulas presenciais na rede estadual de ensino, problemas como falta de ambientes ventilados, máscaras de proteção para estudantes e quantidade de funcionários para manter a higienização das escolas são fatores que precisam ser melhorados, segundo a APP Sindicato (Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná). Além disso, a entidade defende a testagem em massa para alunos, professores e funcionários das escolas.
A preocupação é de que pessoas assintomáticas possam transmitir o vírus e causar o adoecimento de outras, principalmente com a variante Ômicron, que é muito mais transmissível. “Tudo aquilo que nós temos estudados durante esse tempo, aponta que seria muito importante garantir que 100% das pessoas envolvidas estivessem vacinadas, mas isso não é o principal. Neste momento, o que nós precisamos para fazer um controle adequado seria testagem em massa”, disse o presidente da APP, Marcio Ribeiro.
Por conta do aumento dos casos de Covid-19 em Londrina e região, a APP alega que é impossível o ambiente escolar ser seguro sem que algumas medidas sejam adotadas. “É impossível imaginar que um ambiente desse seja completamente seguro sem a testagem, sem o distanciamento social, sem a carteirinha de vacinação garantindo que essa pessoa esteja de fato vacinada. É impossível garantir segurança no ambiente de 2 mil pessoas”, afirmou Ribeiro.