Educação

Marta e Airton assumem gestão com compromisso de expandir UEL por meio do trabalho coletivo

10 jun 2022 às 15:36

A reitora da UEL, professora Marta Favaro, e o vice-reitor, professor Airton Petris, tomaram posse oficialmente nesta quinta-feira (9) à noite durante solenidade de transmissão de cargo, no Cine Teatro Ouro Verde, na presença de autoridades municipais e estaduais, reitores de Universidades públicas paranaenses, membros dos Conselhos Superiores da UEL, convidados e a comunidade universitária. Os novos gestores receberam simbolicamente os cargos dos professores Sérgio Carvalho e Décio Sabattini Barbosa para um mandato de quatro anos.

O termo de posse foi assinado pela Coordenadora de Ensino Superior da Superintendência de Ensino Superior, Ciência e Tecnologia (SETI), Gisele Miyoko Onuki, representando o Superintendente da SETI, professor Aldo Bona. O documento foi lido pelo coordenador de museus universitários da Seti, Renê Wagner Ramos. A transmissão de cargo foi presenciada pelos reitores de outras cinco instituições que formam o sistema público de Ensino Superior do Paraná – UEM, UEPG, Unioeste, Unicentro e UENP.  

Em seu discurso a nova reitora ressaltou a importância da união de esforços para superar adversidades e expandir o nome da Universidade. “Defendo o trabalho coletivo como a marca da gestão e o compromisso de transformar essa grande instituição, para que a UEL seja reconhecida”, afirmou. A reitora afirmou que durante a campanha à reitoria entendeu a necessidade de ser cada vez mais aprendente, um sentimento que atingiu capacidade máxima nas últimas semanas. Segundo ela, a reitoria representa o seu maior desafio profissional, considerando que a Universidade é uma grande potência.

Ela citou conquistas das áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação como as 29 patentes obtidas no ano passado e o fato da UEL ser a primeira Universidade brasileira em igualdade de gênero, segundo Levantamento do Times Higher Education Impact Rankings 2022, divulgado no mês passado. A reitora lembrou ainda que, em 50 anos de atividades, foram entregues ao mercado de trabalho mais de 80 mil  profissionais de várias áreas.