A posse dos diretores das 64 escolas municipais de Cascavel na manhã de segunda-feira (1º) aconteceu com público restrito, sem a presença de amigos e familiares. Participaram somente os diretores, autoridades e a imprensa, devidos às restrições por conta da Covid-19.
No entanto, a solenidade emocionante, transmitida ao vivo pelas redes sociais, foi marcada pela mensagem de coragem aos novos diretores, que terão o desafio de retomar aulas presenciais durante período pandêmico.
“Momentos difíceis revelam pessoas. Nós temos aqui corajosos, professores que mesmo sabendo que 2021 pode ser o mais difícil dos anos, estão aqui”, ressaltou o prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos.
Os novos diretores foram eleitos em dezembro de 2020 para a gestão do biênio 2021/2022, escolhidos em processo democrático.
A secretária de Educação, Marcia Baldini, reforça a importância, mais do que nunca, da escola. “Nunca a escola foi tão requisitada quanto neste momento, e nosso grande desafio é estabelecer o retorno tranquilo de volta às aulas pós pandemia”.
Os servidores empossados têm a responsabilidade administrativa, pedagógica, financeira, e acima de tudo de aprendizagem que envolve mais de 30 mil alunos em toda a rede municipal.
“Será um momento de formação, mas que exige muita dedicação, cautela e cuidados dos nossos gestores”, diz a secretária.
Outro ponto lembrado pela diretora Adriana Sibadeli Guimarães Abranches da Escola Francisco Vaz de Lima é a participação da família. “A pandemia mudou a rotina da escola, e depois de tudo o que passamos queremos acertar ainda mais. Mas o sucesso do processo pedagógico depende de uma família atuante e participativa. Eu sou mãe e senti a diferença da falta do olhar das professoras em sala de aula. É preciso valorizar”.
Amanhã, terça-feira (2), também no auditório da prefeitura acontece a posse dos diretores dos 54 Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), biênio 2021/2022.
Foram homenageadas a diretora mais velha, a mais nova e em seguida o grupo recebeu as orientações de prevenção ao coronavírus para o início das atividades letivas.
Texto: Alexandra Oliveira
Fotos: Vanderlei Faria
SECOM