O Ministério Público (MP) pediu abertura de inquérito policial para investigar caso de práticas racistas dentro da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na semana passada, a Prefeitura do Campus Universitário recebeu denúncias de conteúdo racista em frases escritas em um dos sanitários do Centro de Ciências Exatas (CCE).
Segundo a promotora de Justiça, Susana de Lacerda, o MP já havia expedido recomendação para a instituição para a criação de atividades de formação continuada para funcionários e alunos de todos os cursos de graduação na questão da igualdade racial. Recentemente, o MP chegou a cobrar a Universidade em relação à recomendação.
Ainda durante esta semana, o MP deve realizar uma reunião com a reitoria e defensoria da UEL para tratar sobre a situação. "Estamos requisitando que a universidade dê uma resposta a esse tipo de conduta. Mas acima de tudo, é preciso que se cumpra o estatuto da igualdade racial", disse a promotora.
Após o episódio, o movimento UEL na Luta contra o Racismo se manifestou e divulgou que vai realizar uma marcha na próxima quinta-feira (12) pelo campus da universidade.