Educação

Mudanças no Ensino Médio começam pelo 1º ano

03 jan 2022 às 14:52

As mudanças no Ensino Médio começaram a ser discutidas em 2017 e foram finalizadas após vários ajustes até a escolha de qual seria o melhor caminho. Em julho de 2021, o Ministério da Educação publicou um novo cronograma que definiu para agora em 2022 o início da implementação do ensino do 1º ao 3º ano, que segue de forma gradativa em 2023 e em 2024.

Também estabelece que até 2024 deve haver um esforço de monitoramento dos novos referenciais curriculares e de formação continuada dos educadores. Um dos objetivos é fazer com que os alunos se identifiquem melhor com o que desejam para a vida adulta. Eles terão uma organização curricular mais flexível, com foco nas áreas de conhecimento e também formação profissional. As escolas terão itinerários formativos, com oficinas para oferecer oportunidade para que os alunos conheçam profissões e descubram por quais delas possam se interessar. O tempo dedicado a educação deve aumentar em média 5 horas durante a semana.

Muitos alunos que terminam o Ensino Médio, não sabem o que fazer na graduação. Com as mudanças, além das matérias tradicionais, como português, matemática e história, eles também passam ter aulas com profissionais de diversas áreas. Isso deve ajudar eles a descobrirem o que querem fazer quando forem para a faculdade e o mercado de trabalho em que vão atuar.

Durante o ano letivo, 1.800 horas serão destinadas à formação geral e 1.200 horas para a realização dia itinerários formativos.