Educação

Nova turma da rede municipal tem aulas suspensas por conta de casos da Covid-19

17 mai 2022 às 08:12

Com a disparada no número de casos da Covid-19 em Londrina, os números de contaminação também aumentaram nas escolas municipais. Uma nova turma precisou ter as atividades presenciais suspensas nesta terça-feira (17) por conta de casos de infecção pelo vírus entre alunos e professores. Na primeira quinzena de maio, três turmas precisaram ser fechadas a pedido da Vigilância Sanitária. Duas já voltaram às atividades normais e duas seguem suspensas.

A Secretaria de Educação garante que os casos estão sendo monitorados e que ainda não há motivos para preocupação. “A gente continua monitorando como se tivesse lá em setembro de 2020, as escolas preenchem formulário, continuam com plano de biossegurança, quando tem caso eles informam a secretaria de educação”, disse a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Segundo o secretário municipal de saúde, Felippe Machado, era esperado que a movimentação de alunos pudesse favorecer o surgimento de surtos. “Sempre que isso é identificado, a vigilância propõe algumas medidas, dentre elas pode estar essa questão da suspensão de determinadas turmas. Mas isso é feito sempre pensando no bem coletivo, para que a escola possa manter as atividades normais nas demais turmas”, disse Machado.

No Paraná, desde o dia 29 de março, o uso de máscaras deixou de ser obrigatório em locais fechados. Agora, diante da queda nas temperaturas e como forma de prevenção contra a Covid-19 e outras doenças respiratórias, a Secretaria de Saúde de Londrina emitiu uma recomendação para que o acessório de proteção volte a ser utilizado dentro e fora das salas de aula. Além disso, pede reforço nas medidas de higiene, uso de álcool gel, ventilação nos ambientes, distanciamento social e orienta a não frequentar a escola se houver algum sintoma gripal.

“Queremos dar ciência aos professores, diretores e pais. Mais ou menos 20% das crianças não tiraram as máscaras, também muitos professores e funcionários não tiraram. A gente sempre dizia lá em março que o mais importante nesse processo é o respeito e o que a família decidir vai ser cumprido”, afirmou Maria Tereza.

Segundo o município, é uma recomendação e não obrigação. Vale para todas as escolas, tanto da rede pública quanto particular. A justificativa é o aumento de casos ativos de Covid-19 na cidade. No último fim de semana foram contabilizados 778 casos em Londrina. Há um mês, em 16 de abril, eram apenas 85.

“Isso ainda não se refletiu na gravidade dos casos. Não houve aumento de internações em UTI, mas é muito cedo e a gente tem que analisar com muita calma, com dados estatísticos. Eu sugiro que utilize máscara”, disse o prefeito Marcelo Belinati.