Educação

Prefeitura faz chamamento para assistentes de alfabetização voluntários

24 fev 2022 às 15:26

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), publicou edital de Chamamento Público para assistentes de alfabetização voluntários interessados em atuar nas escolas municipais. Os assistentes voluntários vão participar do Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação, que tem o objetivo de fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de alunos de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental.

As inscrições serão feitas somente nesta sexta-feira (25), das 7h30 às 13h horas, em cinco escolas municipais: Nara Manella, Carlos Kraemer, João XXIII, Carlos da Costa Branco e Moacyr Camargo Martins. A classificação será por ordem de chegada ao local das inscrições.

Para participar do Tempo de Aprender, é necessário possuir mais de 18 anos, ter formação completa em Magistério ou Pedagogia e outras licenciaturas na área da educação. São aceitos também graduandos de Pedagogia e demais licenciaturas.

A orientação é que a inscrição seja feita na unidade escolar mais próxima da residência. No ato da inscrição, é preciso ter em mãos cópias dos seguintes documentos: RG (frente e verso) e CPF; certificado ou diploma de magistério; diploma para candidatos graduados ou histórico atualizado e comprovante de matrícula da universidade/faculdade, quando se tratar de estudante de graduação nas áreas afins; e do comprovante de residência.

Também é preciso levar a versão preenchida e impressa da Ficha de Inscrição, disponível no Anexo I do Edital de Chamamento, publicado no Jornal Oficial n° 4.568 e na página da SME no Portal da Prefeitura. A falta da documentação e das fotocópias solicitadas é motivo de desclassificação.

De acordo com a gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana Biason, o chamamento foi publicado para cadastro reserva e os assistentes serão chamados de acordo com a necessidade das unidades, da área urbana e rural. “Esses voluntários apoiarão o professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes”, detalhou.

Os assistentes poderão atuar em uma ou mais unidades escolares, até completar a carga horária máxima de 20 horas semanais de atendimento a até quatro turmas de alfabetização. Eles receberão uma ajuda de custo para despesas como transporte e alimentação no valor de R$150,00 por turma, equivalente a cinco horas trabalhadas.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Ensino Fundamental da SME, pelos telefones 3375-0100 e 3375-0276.