Educação

Primeiros psicólogos a atuar na Secretaria Municipal de Educação iniciam atividades

10 fev 2022 às 20:17

A Secretaria Municipal de Educação (SME) apresentou, nesta quinta-feira (10), quatro psicólogos e uma assistente social que foram contratados através do Teste Seletivo no 35/2021 – DDH/SMRH. Os profissionais, que atenderão os alunos da rede municipal de ensino e suas famílias, bem como os professores e funcionários das unidades municipais, foram recebidos pelo prefeito Marcelo Belinati em seu gabinete.

Os novos servidores contratados pela pasta são a assistente social Ana Cristina Lozano e os psicólogos Karline Dias, Damaris da Silva, Wellington Hayashi e Thayana Garcia. Tendo começado suas atividades em 1º de fevereiro, os profissionais passaram as duas últimas semanas sendo orientados sobre as estruturas e procedimentos da Secretaria Municipal de Educação. A partir de segunda-feira (14), serão iniciados os trabalhos presenciais nas unidades.

Os contratos são temporários, com vigência de um ano, e poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período. Além dos trabalhadores já contratados, a SME convocou mais uma psicóloga e uma assistente social, que deverão apresentar seus documentos no dia 18 de fevereiro.

O prefeito Marcelo Belinati deu as boas-vindas aos profissionais e destacou a relevância do trabalho que efetuarão. “Londrina possui uma grande demanda nessa área, pois temos quase 50 mil alunos na rede municipal, além de suas famílias, funcionários e professores. Sabemos que as crianças às vezes enfrentam situações como o bullying, e por isso essa é uma iniciativa muito promissora, que certamente vai trazer bons frutos”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que, entre outras demandas, os psicólogos atenderão alunos que passam por dificuldades de aprendizagem, baixa frequência escolar e luto pela perda de entes queridos. Moraes destacou que os profissionais serão solicitados pelos professores junto às equipes da SME, e os atendimentos serão feitos nas próprias unidades ou em um local central.

“Essa é uma iniciativa pioneira em Londrina, e os professores, diretores e funcionários têm grandes expectativas, pois estamos em um contexto em que as ações de saúde mental são muito necessárias. O mais importante é que, com esse reforço de profissionais, o atendimento será rápido e acessível para as crianças. Além disso, também seguiremos atuando em parceria com outros órgãos, como as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social”, afirmou.

Ainda segundo a secretária de Educação, o objetivo da pasta é acompanhar o andamento das ações para, possivelmente, realizar um concurso público voltado à contratação de psicólogos de forma permanente no futuro.

O psicólogo Wellington Hayashi contou que já trabalhou com crianças, na área de educação, e se disse bastante empolgado para iniciar a nova atividade. “Estamos prontos e dispostos a realizar um excelente trabalho, contribuindo o máximo possível para a educação de Londrina. Esperamos corresponder às expectativas da Secretaria e sabemos que, nesse contexto de pandemia, temos uma grande responsabilidade”, frisou.