Sete alunos foram até uma delegacia de Londrina na última quinta-feira (26) para depor contra uma professora da Escola Estadual Heber Soares Vargas, localizada no Jardim San Izidro, na zona leste de Londrina. A diretora do colégio acompanhou o grupo.
Em nota à imprensa, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) relata que a Patrulha Escolar foi acionada após uma professora atirar uma carteira contra os alunos, que questionaram as notas lançadas. Dois estudantes teriam sido atingidos.
Ainda conforme a Seed, após a reação da classe, a professora teria forçado a saída de todos os alunos, segurando alguns pelos braços e fechado a porta da sala, que teria prensando as mãos e braços de alguns estudantes. “Em meio a ofensas verbais saiu da sala e depois retornou, se trancando no local”, acrescenta a nota.
A Secretaria Estadual de Educação informou que uma sindicância será aberta e a professora estará formalmente afastada a partir da próxima segunda-feira (30). Depois do incidente, a educadora não compareceu ao colégio na sexta-feira (27), quando não houve aulas em razão do dia de estudo e planejamento.
Dependendo do resultado do processo administrativo, a docente poderá ser desligada da rede estadual de ensino. “A Seed-PR ressalta o compromisso total com o bem-estar de seus estudantes e funcionários, repudiando todo e qualquer ato de violência, sejam físicos ou verbais. A sindicância correrá internamente (e em sigilo) para a apuração de todos os fatos, respaldando o direito à defesa da profissional”, informa a pasta do governo estadual.