Três estudantes da Universidade de Harvard (EUA) se inscreveram para participar da iniciativa Summer Fellowship, realizada pela Prefeitura de Londrina em parceria com o pesquisador londrinense e Embaixador do Município, Pedro Arcain Riccetto. Entre os inscritos, estão dois alunos de mestrado – originários do Brasil e do Japão – e uma estudante de graduação norte-americana, de família brasileira (leia mais abaixo).
Através do projeto, cujas atividades estão programadas para ocorrer entre junho e julho, os participantes virão a Londrina e desenvolverão soluções inovadoras para a administração municipal, em parceria com diferentes órgãos e secretarias. As iniciativas elaboradas deverão abordar os setores prioritários definidos pelo MasterPlan 2040, assim como tópicos referentes à Lei Municipal de Governança Pública e Compliance, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em dezembro. Em 2021, foi promovida a primeira edição do projeto de pesquisa, que contou com a participação, de forma remota, de dois estudantes de mestrado da Universidade de Oxford (Inglaterra).
No dia 21 de março, após a conclusão da análise dos currículos, uma comissão da Prefeitura fará uma entrevista on-line com os candidatos, para conhecer suas expectativas e experiências e comunicar a eles as demandas do Município. O encontro terá a participação do secretário municipal de Governo, Alex Canziani; da administradora da Secretaria Municipal de Governo (SMG), Liz Rodrigues; e do diretor de Ciência e Tecnologia do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Roberto Moreira. A previsão é de que a seleção esteja concluída até o fim do mês.
Paralelamente, continuam em andamento os processos seletivos referentes às universidades de Oxford e Columbia (EUA), que também participarão dessa edição do projeto, sendo que seus alunos atuarão de forma remota. Segundo a Secretaria Municipal de Governo, os resultados dessas seleções também serão divulgados no final de março.
A administradora da SMG, Liz Rodrigues, explicou que a atividade proporcionará novas dinâmicas educacionais e de trabalho, ao realizar reuniões integradas entre os participantes. “Teremos estudantes de três grandes universidades internacionais trabalhando em conjunto para propor soluções ao Município, e essa é uma proposta inovadora”, disse.
O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, destacou que, ao promover a segunda edição da iniciativa, a Prefeitura de Londrina está dando importantes passos para conectar Londrina com as melhores instituições de ensino do mundo. Canziani frisou, também, que os alunos de Harvard que se inscreveram para o projeto têm currículos excelentes, e que sua participação nas atividades terá um diferencial, por ser presencial.
“Essa vai ser uma contribuição muito importante para o Município e que inclusive possibilitará a realização de outros projetos em parceria com a Universidade de Harvard. Agradeço ao embaixador de Londrina, Pedro Arcain Riccetto, pelo excelente trabalho que vem fazendo. Ressalto, também, o entusiasmo do prefeito Marcelo em relação a essa pauta, sendo que ele tem estimulado toda a equipe para que possamos, cada vez mais, conectar Londrina aos maiores centros do Brasil e do mundo”, afirmou.
Estudantes inscritos:
Isabela Reis: Brasileira, cursa mestrado em Políticas Públicas na Harvard Kennedy School, é fluente em inglês e português e possui conhecimento avançado de espanhol. No Brasil, trabalhou para a Macroplan (2019-2021), com desenvolvimento de projetos para o Governo do Estado de São Paulo, entre outros órgãos ligados à área pública, governo e direitos humanos. Tem experiência nas áreas de políticas públicas, gestão pública, desenvolvimento urbano, atração de investimentos, prevenção de violência, segurança pública e justiça criminal.
Kei Sakai: Japonês, cursa mestrado em Administração Pública na Harvard Kennedy School, sendo fluente em inglês e japonês. Possui graduação na área de Finanças Públicas, em Tóquio, e atuou no Ministério de Finanças do Japão (2019-2021), nos setores de finanças e economia. Publicou artigo no idioma japonês sobre a Economia Global e Finanças Internacionais no Pós-Covid-19.
Katia Soares dos Santos: Norte-americana, de família brasileira, cursa o primeiro ano da graduação em História e Estudos Latino-Americanos. É fluente em português, inglês e Língua Americana de Sinais. Tem experiência como assistente administrativa, realizando atividades extracurriculares na universidade e a elaboração de artes.