Educação

Prova da UEL aborda fronteiras e pandemia como temas principais

30 mai 2021 às 19:22

O Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) aconteceu neste domingo (30) e foi aplicado em 75 locais diferentes da cidade, desafiando vestibulandos à prova de 50 questões de múltipla escolha sobre o tema “Fronteiras” e uma redação sobre os efeitos da pandemia da Covid-19. A aplicação do concurso considerou protocolos rígidos de higiene e o distanciamento social, sem registros de ocorrências graves.

A diretora da Cops, professora Sandra Garcia, explicou que todas as questões relacionadas ao conteúdo do Ensino Médio tiveram o tema Fronteiras, relacionado à questão geográfica e ao conhecimento. "Uma coisa que vem acontecendo no mundo, não só no Brasil. Fronteiras geográficas, mas também fronteiras da verdade e da mentira, da pós-verdade, que também vem sendo construída. São esses elementos que estiveram presentes na prova como um todo", disse.

Com relação à redação, a diretora explicou que os candidatos foram desafiados a produzir um texto dissertativo-argumentativo entre 20 e 25 linhas, baseados em três textos apresentados, que abordavam razões que levam pessoas a transgredir medidas de enfrentamento à Covid-19. Entre os textos apresentados estava uma matéria da Agência UEL / O Perobal, publicada em janeiro deste ano, sobre estudo desenvolvido no Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UEL, sobre perfil antissocial de pessoas que não cumprem medidas na pandemia. Outro texto apresentado revelou o caso de uma família de Mato Grosso condenada a pagar multa de R$ 20 mil por desrespeitar o isolamento social. Já outro texto base era a chegada de 2021 marcada pelo desrespeito ao distanciamento, durante as festas de Reveillon no Brasil.

A diretora avaliou que a prova conseguiu manter a característica do Vestibular da UEL, temática e que exige a interpretação de conhecimentos. “Fizemos um processo condensado, mas cumprimos o pretendido que era manter a interdisciplinaridade, apresentando questões que envolvem a atualidade”, considerou Sandra.

O gabarito provisório da Prova de Conhecimentos será disponibilizado pela COPS após o término das provas, ainda neste domingo, a partir das 21 horas. Já o gabarito definitivo sai dia 10 de junho, às 17 horas. Os gabaritos serão divulgados no site da COPS. A publicação dos classificados na 1ª Convocação sai dia 5 de julho, ao meio dia, também no site da COPS. A pré-matrícula (obrigatória) dos classificados ocorre de 5 a 8 de julho.