Educação

Retorno das aulas presenciais do Estado teve baixa adesão de estudantes

21 jul 2021 às 20:03

As aulas da Rede Estadual de Ensino recomeçaram nesta quarta-feira (21) com vários protocolos de biossegurança, como álcool gel e aferição de temperatura. Apesar de todas essas medidas, o retorno dos alunos ocorreu abaixo do esperado. Segundo o Núcleo Regional de Educação, o frio e a falta de transporte escolar estão diretamente ligados a isso.

Antes da pandemia, 155 vans estavam credenciadas pela CMTU em Londrina, mas o serviço de vistoria ficou suspenso por conta da Covid-19. “As crianças e adolescentes precisam do transporte público, e também a questão das vans. Muitos trabalhadores do transporte de van também tiveram que se reinventar nessa época de pandemia e, agora, quando os pais foram buscar o serviço, não encontraram”, disse a chefe do Núcleo Regional de Educação, Jessica Pieri.

O NRE é composto por 19 municípios, mas apenas Bela Vista do Paraíso não aderiu à modalidade híbrida. De todas as escolas, cinco unidades precisaram realizar o remanejamento de funcionários por terem colaboradores no grupo de risco e que não completaram a imunização. “A gente sempre respeita o decreto de cada prefeito do nosso núcleo. Sobre os profissionais que ainda não tomaram as duas doses, eles tem o direito garantido até que todo o protocolo da secretaria de Saúde seja executado”, explica Jessica.

No final do mês de maio, parte das escolas do núcleo aderiu ao sistema híbrido. Naquela época, o objetivo era alcançar os estudantes em situação de vulnerabilidade social. Com o retorno das férias, a meta é atingir todos os alunos da rede estadual e, por conta disso, o NRE faz o apelo para que os pais confiem nos protocolos de biossegurança das escolas.