Com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura dos alunos da rede municipal, bem como estimular o seu gosto pelos livros, a Secretaria Municipal de Educação (SME) assina, na segunda-feira (7), às 10h, um Termo de Parceria com a plataforma digital Árvore. Participarão da reunião, os secretários municipais de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e de Governo, Alex Canziani; a deputada federal Luísa Canziani; a vereadora Professora Flávia Cabral; e representantes da empresa. A assinatura será realizada na sede da Secretaria de Educação (R. Humaitá, 900).
Por meio da iniciativa, 5.500 estudantes do 4º ano terão acesso aos materiais disponíveis no aplicativo durante quatro meses, sem custos para a SME. Desenvolvida por uma empresa de São Paulo (SP), e contando com um acervo de mais de 30 mil livros, de cerca de 600 editoras, a plataforma pode ser acessada através de diferentes dispositivos como celulares, computadores e tablets. Todos os materiais são selecionados por meio de curadoria e classificados por faixa etária, segmento escolar e nível de leitura.
Além disso, a ferramenta inclui diversas atividades pedagógicas baseadas nos conteúdos dos livros, como projetos temáticos, jogos, sequências didáticas e concursos, e permite que os professores troquem experiências com docentes de outros municípios. Para que os profissionais da rede municipal possam utilizar todas essas potencialidades, a parceria também inclui cursos de formação disponibilizados pela empresa para cerca de 250 educadores. Contribuíram para a articulação da iniciativa o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, a deputada federal Luísa Canziani e a vereadora Professora Flávia Cabral.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, salientou que um dos grandes benefícios proporcionados pela plataforma é o fornecimento de dados detalhados sobre os hábitos de leitura dos usuários. “O aplicativo mostra, por exemplo, qual é o livro mais lido, e em que momentos os estudantes mais acessam a plataforma. Com essas informações, podemos aperfeiçoar as nossas estratégias voltadas a incentivar a prática da leitura entre as crianças”, afirmou.
Ainda segundo Moraes, a adesão dos alunos à plataforma e o download do aplicativo serão opcionais.
De acordo com a professora de Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa da SME, Aliny Perrota, a iniciativa é um projeto-piloto que está sendo desenvolvido junto aos alunos de 4º ano porque esses estudantes passaram dois anos tendo aulas on-line. “Esse contexto, que dificultou a condução das atividades, pode ter afetado o desenvolvimento do letramento nos alunos. Por isso, a ideia é utilizar a plataforma para potencializar e reforçar essas habilidades, e cada aluno terá sua própria senha, podendo inclusive fazer o acesso de casa. Assim, a leitura vai transpor o ambiente da escola e inclusive poderá ser feita pelos alunos de forma coletiva, em conjunto com suas famílias”, disse.