Educação

Secretaria de Educação recebe doação de celulares e eletrônicos

15 jun 2021 às 14:55

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Vara da Infância e Juventude divulgam a campanha de doação de aparelhos eletrônicos para os alunos das escolas municipais de Londrina. A ação faz parte do Projeto Conectando Vidas, que, na última segunda-feira (14), conseguiu arrecadar quase 600 aparelhos celulares e tablets doados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil.

O objetivo da campanha é conseguir o maior número possível de eletrônicos que possam ser utilizados durante as aulas remotas, nas atividades de pesquisa, de estudo e na realização de trabalhos escolares. Isso porque, todos os equipamentos doados serão entregues aos estudantes mais carentes da rede pública municipal, ou seja, beneficiarão os alunos que atualmente não têm condições técnicas de participarem das aulas, devido à falta de um aparelho celular ou de outro eletrônico que possa conectá-lo à escola.

As doações estão sendo recebidas na sede da Secretaria Municipal de Educação, que fica na rua Mar Vermelho, 35, esquina com a avenida Madre Leonia Milito, no Jardim Claudia (ao lado do supermercado Muffato). Podem ser doados celulares, tablets, computadores de mesa ou notebook novos ou usados. No caso dos aparelhos usados, a SME tem uma equipe que fará a formatação e a instalação dos programas necessários para o acompanhamento das aulas remotas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a demanda de alunos que necessitam de eletrônicos é grande, pois é comum encontrar famílias onde há apenas um aparelho de celular para todos os integrantes utilizarem, o que acaba dificultando o aprendizado. “Para a entrega desses eletrônicos, há uma equipe da Secretaria de Educação que fará a formatação e limpeza deles. Nós priorizamos as escolas que têm maiores dificuldades de aprendizagem e nelas as equipes gestoras fizeram a seleção dos alunos que não conseguem se conectar às aulas por causa da falta de aparelhos. Com as doações, nós esperamos resolver isso. Ontem, fizemos uma grande entrega de 595 aparelhos, que foram doados pela Receita Federal, mas ainda há outros alunos que precisam”, disse Moraes.

Conforme explicou a juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Londrina, Camila Tereza Gutzlaff Cardoso, a iniciativa surgiu após a análise da demanda no Município e a observação de outras campanhas bem-sucedidas realizadas em municípios como o de Guarapuava. “A ideia surgiu objetivando a doação de celulares pela Receita Federal, Justiça Estadual e Federal, comunidade em geral e empresas, para que as crianças e os adolescentes pudessem ter acesso ao mundo digital, o que é extremamente importante para a educação deles, principalmente agora durante a pandemia”, explicou a juíza.

A empresa, órgão público ou pessoa física interessada em ajudar e participar da campanha pode entrar em contato pelos telefones (43) 3375- 0101 ou (43) 3375-0022. O e-mail edugab@londrina.pr.gov.br também está disponível. O horário de funcionamento da Secretaria Municipal de Educação é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.