As quatro chapas inscritas para as eleições para reitor e vice-reitor da UEL participaram nesta quarta-feira (6) do segundo debate promovido pela comissão eleitoral, realizado no Anfiteatro Maior do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH). O evento teve mediação da jornalista Eliete Vanzo, e conseguiu despertar o interesse de estudantes, professores e agentes universitários que lotaram o Anfiteatro para ouvir as propostas dos candidatos.
Um dos candidatos, Gabriel Giannattasio, registrou um boletim de ocorrência na semana passada por ameaça de morte em cartazes espalhados pelo campus. Ele é professor do Departamento de História desde 1994 e teve sua imagem associada a ideais fascistas após ter oficializado a sua candidatura.
Giannattasio contou que imagens de câmeras de segurança da universidade já estão sendo coletadas para a identificação das pessoas envolvidas na disseminação dos cartazes. "Vamos poder ter acesso às imagens no momento em que elas forem encaminhadas para o processo aberto", declarou.
A eleição para reitor e vice-reitor está marcada para a próxima terça-feira (12). Pela primeira vez, a votação será eletrônica via sistema SAELE, das 8 às 22 horas. O segundo turno está agendado para 27 de abril. Podem votar estudantes, professores e agentes universitários, nos portais do Estudante e do Servidor. O acesso será por senha pessoal. A chapa eleita toma posse em junho próximo para um mandato de quatro anos.
Quatro Chapas
Esta eleição tem quatro chapas inscritas – Chapa 1: professores Gabriel Giannattasio (CCH) e Marcelo Canteri (CCA); Chapa 2: Frederico Garcia Fernandes (CCH) e Patrícia Mendes Pereira (CCA); Chapa 3: Marta Regina Favaro (CECA) e Airton Petris (CCS) e Chapa 4: Nilson Magagnin Filho (CTU) e Laura Brandini (CCH).