A APP Sindicato quer impugnar o edital do PSS (Processo Seletivo Simplificado) para a contratação de professores e pedagogos temporários para 2023 no Paraná. A contestação é em relação à gravação de um vídeo, exigido no ato da inscrição, para todos os candidatos.
"Nós entendemos que esse vídeo poderia ser solicitado apenas para os professores que foram classificados na prova objetiva e não antes. As pessoas ficam nervosas na hora de se apresentar, não é todo mundo que se dá bem. Esse vídeo vai ser um empecilho para muita gente que não sabe lidar com o equipamento", disse a secretária geral da APP Sindicato, Neide da Silva.
Outro problema, segundo a secretária, seria que as exigências do edital deste ano se assemelham as de um concurso público. "Mas na verdade é apenas um processo seletivo para contratação temporária", ressaltou Silva.
A APP pede para que todos os candidatos insatisfeitos com o edital procurem o sindicato para registrar queixa e endossar o processo, que deverá ser protocolado junto à Secretaria Estadual de Educação.
O período de inscrições do PSS 2023 foi aberto no último dia 10 de junho e segue até às 16h do dia 07 de julho. Quatro mil vagas devem ser preenchidas na área do Núcleo Regional de Educação de Londrina.