Educação

UEL: 104 funcionários de limpeza são contratados por conta da Covid

12 jan 2022 às 07:15

Com a volta das aulas presenciais na UEL a partir do dia 24, a Universidade aponta que 104 funcionários da limpeza foram contratados para reforçar os protocolos sanitários. 

São mais de 17 mil estudantes de graduação e pós-graduação da UEL que deixam de ter aulas remotas. A ação faz parte do Plano de Contingência, Normas, Protocolos e Orientações de Segurança Sanitária para Enfrentamento da Covid-19. 

Além disso, continuam obrigatórios o uso de máscaras, higienização das mãos (com álcool gel ou água e sabão) e o distanciamento mínimo. Também devem ser evitadas aglomerações. Segundo o reitor em exercício, professor Décio a ventilação das salas também é importante, e a PCU está pronta para atender qualquer problema relativo ao bom funcionamento de portas e janelas dos espaços. Além disso, lembra que a limpeza não é apenas por causa da Covid, mas inclui roçagem, prevenção contra a dengue, entre outros.

A decisão de voltar é baseada no monitoramento diário do Serviço de Vigilância Covid-19 da UEL, instituído no dia seguinte ao reconhecimento da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (março de 2020) e formado por uma equipe multidisciplinar que reúne profissionais de várias áreas da Saúde e Segurança no Trabalho.

Isto inclui um mapeamento da situação vacinal da comunidade universitária a partir de um questionário disponibilizado no Portal de cada categoria.