Educação

UEL está entre as universidades que mais produzem pesquisa no mundo

08 jun 2021 às 08:05

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi classificada entre as instituições de ensino superior que mais produzem pesquisa no mundo. A informação é do ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês), da Universidade de Leiden, na Holanda. Os estudos do CWTS Leiden Ranking 2021 avaliaram a produção científica no período de 2016 a 2019.

O Leiden Ranking analisa a pesquisa acadêmica produzida pelas universidades, a partir da produção científica publicada na base de dados multidisciplinar Web of Science, editada pela empresa Clarivate Analytics. Nesta edição, foram ranqueadas 1.225 universidades de 69 países em diferentes continentes. O Brasil classificou 31 instituições entre as mais bem avaliadas.

No tópico impacto científico, a UEL ocupa as posição 958 do ranking. Considerando somente as instituições brasileiras, a estadual paranaense está classificada em 23º lugar. Na UEL, dos 1.121 artigos publicados, 43,3% (524) estão entre os melhores do mundo.

Em relação ao item colaboração, que analisa as parcerias interinstitucionais, internacionais e com a indústria para a produção de artigos, a UEL aparece na colocação 1.018. Ainda nesse quesito, entre as demais universidades brasileiras mais bem avaliadas, dentre as 31 instituições classificadas, a estadual aparece em 30º lugar.

O último ponto avaliado considera a quantidade de artigos publicados por gênero, critério que posiciona a UEL na colocação 706 da classificação geral. No Brasil, ela está ranqueada em 23º lugar. Esse indicador contempla o número de mulheres autoras de artigos, assim como a proporção relativa ao total de autores vinculados a cada uma das universidades.

“Todo conhecimento gerado nos projetos de pesquisas é agregado aos cursos de graduação, contribuindo para a melhoria do ensino superior”, afirma o vice-reitor da UEL, professor Décio Sabbatini Barbosa.