Educação

UEL pede contratação de 887 servidores; 505 são para o HU

28 ago 2021 às 18:16

A reitoria da UEL pediu mais uma vez, ao Governo do Estado, a contratação de mais de 880 servidores para repor o quadro de funcionários defasado da instituição de ensino. São profissionais para as áreas de ensino, administrativa e para o Hospital Universitário. O pedido foi feito junto à Superintendência Geral de Ensino, Superior, Ciência e Tecnologia (SETI). Esse pedido faria parte de um acordo estabelecido entre os reitores das sete Universidades Estaduais e a Secretaria de Administração e Previdência (SEAP). 

A necessidade é de contratação de 382 Agentes Universitários. O chamamento ajudaria a repor o quadro de pessoal que atua no Campus Universitário. Outro documento reivindica outros 505 servidores temporários para suprir a demanda exclusiva do HU, o segundo maior hospital público do estado.

De acordo com os documentos, enviados junto com os pedidos, a reposição destas vagas não ocorre desde 2014. O não preenchimento coloca em risco a atividade acadêmica e vários serviços prestados pela Universidade. O reitor Sérgio Carvalho justifica a necessidade de contratação temporária, dado ao fato de que a realização de concurso público para repor o quadro com pessoal efetivo demandaria um prazo grande considerando as várias etapas do processo, desde publicação de edital, seleção, avaliações finais até a nomeação.

Dessa forma a Reitoria reforça a necessidade de contratação temporária emergencial, até que ocorra a autorização para novo concurso. 

Hospital Universitário
Outro documento, aponta a necessidade de contratação temporária e emergencial de 505 servidores para suprir o Hospital Universitário. O HU, que atende 100% SUS, atende pessoas de mais de 20 municípios do norte do estado. De acordo com o documento, seria necessário repor emergencialmente 395 cargos de Nível Médio e 110 de Nível Superior.

Segundo o pedido, o Hospital é uma unidade que atua 24 horas e se encontra com sua capacidade operacional no limite. De acordo com o documento, da mesma forma que os demais setores da UEL, no HU também não houve concurso para reposição de vagas de servidores desde 2014.