A rede municipal de educação de Rolândia adotou o sistema “híbrido” de ensino e parte das turmas voltaram às aulas presenciais nesta terça-feira (20). A outra parte dos alunos continuam a estudar em casa, por roteiros. Na volta do segundo semestre letivo de 2021, um levantamento apontou que a cada quatro alunos previstos, um não compareceu. A maior ausência foi no período matutino. No período da tarde, as faltas foram em menor quantidade. Um dos motivos apontado pela secretaria de educação foi o frio.
Por conta da pandemia do coronavírus, a rede não tinha aulas presenciais desde 18 de março de 2020.
Segundo a secretaria de educação, foi desenvolvido um protocolo sanitário para garantir a segurança dos alunos e dos servidores. Para evitar aglomerações, os alunos entraram e saíram em horários diferentes. Na porta da escola, todos tiveram a temperatura medida, limparam os pés em tapetes sanitizantes e receberam álcool em gel. O uso de máscara é obrigatório.
Na hora da merenda, também houve alternância no refeitório. Em sala, houve distanciamento entre os alunos.
As aulas, do ensino híbrido, serão por escala, e parte dos alunos vai estudar uma semana na unidade educacional e uma semana pelos roteiros. Os pais decidem se a criança voltará ou não a estudar presencialmente. Quem optar pelo estudo remoto, vai seguir normalmente a rotina estudantil com os roteiros.
Ao todo, 21 unidades, sendo 9 cmeis e 12 escolas adotaram o sistema. Os professores já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19.
Rolândia tem cerca de 6.500 alunos na rede municipal. O ano letivo vai até 17 de dezembro.