O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da UEL aprovou na última quinta-feira (19) a reserva de 5% das vagas do Vestibular para pessoas com deficiência, cumprindo Lei Estadual 20.443/2020, que garante o ingresso deste público nas instituições estaduais de educação superior e de ensino técnico. A medida valerá já para a edição de 2022, que será realizada em fase única, em 6 de março do próximo ano. Na mesma reunião, realizada em formato virtual, os conselheiros aprovaram a realização do Vestibular 2022 preferencialmente em Londrina, como forma de atender as exigências de distanciamento social, ensalamento dos candidatos e segurança para evitar a transmissão do novo Coronavírus.
De acordo com a Resolução aprovada nesta quinta, a Universidade vai reservar 5% das vagas de cada curso e turno de Graduação a pessoas com deficiência. Os candidatos deverão manifestar interesse no ato da inscrição, se auto declarar deficiente e, ainda, atender os requisitos garantidos por Legislação Federal, conforme descrição – deficiência física, auditiva, visual, monocular, mental, transtorno do espectro autista e múltipla.
Uma comissão, que será homologada pelo CEPE, e que incluirá representantes do Núcleo de Acessibilidade (NAC) da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), além de junta médica, deverá ser responsável pela análise dos processos e documentos para comprovar a condição dos candidatos auto declarados deficientes. Segundo a professora Sandra Garcia, da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a Resolução aprovada pelo CEPE tratou da reserva de vagas instituída por Lei Estadual, como mais uma ação afirmativa para uma Universidade ainda mais aberta e democrática.
“É mais um avanço no caminho da inclusão, estamos sim cumprindo a lei, mas não podíamos nos negar a isso”, explicou. De acordo com a professora, existe uma comissão da UEL que a partir de agora passa a debater o atendimento deste público dentro da Universidade, considerando necessidades de adaptações e o atendimento das especificidades.
SISU
Na reunião desta quinta-feira, o CEPE também ampliou a adesão da UEL ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), que considera o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Ministério da Educação. Em 2022, a UEL passa a oferecer 616 vagas em 40 cursos de graduação. Em 2021, foram 581 vagas em 35 cursos de graduação.
Na última semana o Conselho de Administração (CA) definiu o valor da inscrição do vestibular 2022, que será de R$ 140. As inscrições serão realizadas entre 20 de setembro e 3 de novembro deste ano.