O total de 251 detentos estão inscritas no vestibular da UEL. As provas serão aplicadas neste domingo (30), a partir das 14h. São presos de em cinco unidades prisionais de Londrina.
Ao todo, são 121 que cumprem pena na PEL II, 63 na PEL I, 36 que estão no regime semiaberto do Creslon. Outros 13 da Casa de Custódia e 18 pessoas que cumprem penas e medidas alternativas também devem fazer a prova.
O exame será em fase única, com 50 questões do conteúdo do Ensino Médio e redação. Serão adotados protocolos de segurança e medidas sanitárias, em prevenção à Covid-19, além do mesmo rigor dos demais estudantes quanto ao cumprimento do horário, processo de identificação pessoal.
Desde quando?
O Vestibular para os apenados ocorre em Londrina desde 2013, consequência de acordo estabelecido entre a UEL, Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná, Departamento Penitenciário (DEPEN) e Vara de Execuções Penais (VEP) de Londrina. O processo direcionado aos apenados representa uma ação de ressocializadora, que garante oportunidade e perspectiva de vida para presidiários e familiares.
“Os efeitos de um curso universitário representam mudança drástica de ambiente. Tem efeitos que transcendem a simples aquisição de conhecimento e reflete positivamente em todos os segmentos ao qual o recluso está inserido, inclusive no próprio cárcere, mas especialmente no ambiente familiar”, resume o coordenador regional do Depen de Londrina, Diretor do Creslon local, Reginaldo Peixoto,