O transporte escolar do município foi retomado nesta semana após a suspensão em março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19. Na época, mais de 4 mil alunos se deslocavam diariamente com veículos escolares. Agora serão 600 e o retorno conta vários protocolos de prevenção ao vírus, como distanciamento social, álcool gel e aferição de temperatura.
De acordo com a Secretaria de Educação de Londrina, são 50 veículos, terceirizados, que vão funcionar em turnos e linhas diferentes. A medida representa mais conforto às crianças e um alívio para os profissionais do transporte escolar que tem sido afetados pela pandemia.
Para garantir o distanciamento social, uma criança por banco. O ônibus tem capacidade para transportar 30 alunos, mas está carregando apenas seis por dia. São estudantes que vem a escola uma vez por semana para receber o atendimento individualizado.
“Dentro do ônibus todo mundo de máscara e só pode ficar sentado. A ideia é que a gente possa atender pelo menos uma vez por semana todos os alunos”, explicou a secretária de Educação Maria Tereza de Moraes.