Se o Grande Prêmio dos Estados Unidos foi motivo de lamentação para Gabriel Bortoleto, o Grande Prêmio do México deste fim de semana terminou com um motivo para sorrir: o ponto conquistado pelo décimo lugar na prova do domingo (26).
Ao longo de todo o final de semana, o brasileiro da Sauber andou em condições de brigar por uma posição na zona de pontuação. No melhor momento, foi o quinto lugar do primeiro treino livre, uma sessão esvaziada na qual nove equipes escalaram novatos. No pior momento, caiu no Q1 e ficou com o 16º lugar no grid.
Confira o desempenho de Gabriel Bortoleto no GP do México:
- Treino livre 1: 5º lugar
- Treino livre 2: 15º lugar
- Treino livre 3: 10º lugar
- Classificação: 16º lugar
- Corrida: 10º lugar
Com o décimo lugar, Gabriel Bortoleto chegou a 19 pontos na temporada de estreia da Fórmula 1, ocupando a 19ª colocação em um campeonato marcado pelo equilíbrio no pelotão intermediário. Exemplo disso: em 2024, a pontuação já teria garantido a ele o 15º lugar no Mundial de pilotos.
O desempenho valeu elogios do chefe de equipe da Sauber, Jonathan Wheatley. “Gabi fez uma corrida incrível. Começar de 16º e terminar na zona de pontuação em 10º não é pouca coisa”, elogiou o dirigente.
“Ele administrou os pneus brilhantemente, executou nossa estratégia de maneira perfeita e mostrou um ritmo excepcional de corrida nas voltas finais, particularmente na disputa com (Isack) Hadjar. O pessoal nos boxes deu a ele uma excelente parada, o que ajudou a ganhar uma posição crucial na pista”, analisou.