Esportes

Deu Cascavel Futsal e Pato Futsal no mata-mata... de novo!

08 set 2024 às 10:15

Pelo terceiro ano consecutivo, a Liga Nacional terá o ‘clássico dos clássicos’ do futsal paranaense nas fases de mata-mata. Cascavel Futsal e Pato Futsal vão se enfrentar nas oitavas de final da edição de 2024. O primeiro encontro entre os rivais em jogos eliminatórios da Liga ocorreu em 2022, nas quartas de final. Na ocasião, o Cascavel Futsal, comandado por Cassiano Klein, passou pelo Pato com uma vitória na prorrogação após dois empates: 1 a 1 em Pato Branco e 4 a 2 (placar agregado) na Neva.

No ano passado, ambos se cruzaram novamente no mata-mata da Liga. Mas o encontro ocorreu nas oitavas de final. O Cascavel Futsal derrotou o Pato no jogo de ida por 4 a 2, como visitante. Mas foi superado no jogo de volta pelo mesmo placar na partida de volta na Coopavel. E isso forçou mais uma prorrogação. A Serpente Tricolor conseguiu a vaga nas semifinais depois de uma vitória por 1 a 0 no tempo extra.

Agora, ambos voltam a se enfrentar nas oitavas de final da Liga. A última rodada, realizada na noite de sábado (07), definiu os oito confrontos das oitavas. Mas diferente das duas situações anteriores, desta vez, o Cascavel Futsal fará o jogo de ida da próxima fase em casa. Isso porque terminou a fase classificatória da Liga no décimo lugar com 37 pontos.  A equipe de Deividy Hadson subiu uma posição na tabela com a vitória por 4 a 2 sobre o rebaixado Blumenau no ginásio da Neva. Os gols da vitória tricolor foram de Vitinho (duas vezes), Maicon e Paulo Felipe. Roncalho e Henrique marcaram para o time catarinense.

Em 23 jogos na primeira fase, o Cascavel Futsal teve dez vitórias, sete empates e sofreu seis derrotas, um aproveitamento de 53,6%. O ataque marcou 55 gols e a defesa foi vazada 50 vezes.

O Pato Futsal teve o ‘clássico das penas’ contra o Marreco de Francisco Beltrão, na última rodada. E conseguiu uma vitória emocionante por 4 a 3 de virada. Com isso, terminou no sétimo lugar com 42 pontos e cruza com o Cascavel Futsal. O classificado do caminho entre Cascavel Futsal e Pato Futsal cruza com vencedor de Magnus Sorocaba e São Lourenço.



O Marreco ficou com a última vaga nas oitavas, em 16º com 27 pontos. E agora irá cruzar com o time de melhor campanha nas oitavas. Encara o Joinville, líder com 55 pontos. Aliás, a última rodada teve um confronto direto entre os dois ponteiros. O time catarinense venceu por 3 a 2 e garantiu a primeira posição. O Magnus caiu para o segundo lugar com 52 pontos e vai encarar o São Lourenço nas oitavas. 



Outros paranaenses

O Umuarama fechou a fase classificatória com derrota por 1 a 0 para o Santo André, em casa. Com isso, saiu do G-8 e terminou esta etapa em nono lugar com 38 pontos, mesma pontuação do São José, oitavo e adversário nas oitavas. Mas o time paranaense tem menos vitórias e terá que fazer o jogo de volta da próxima fase como visitante. Já o Campo Mourão fez 3 a 0 na Assoeva em casa e terminou na 12ª colocação com 33 pontos. Nas oitavas, encara o Praia Clube.

 

Rebaixados

O Praia Clube, adversário do Campo Mourão nas oitavas, foi o responsável pela maior goleada da Liga Nacional. Fez 15 a 1 no lanterna Brasília na última rodada. O time do Distrito Federal fechou a competição com apenas um ponto, não venceu nesta edição e sofreu impressionantes 136 gols.

Este foi o primeiro ano da Liga Nacional com descenso. O Brasília foi rebaixado ao lado de Taubaté, Blumenau e São Lourenço. Mas a definição do primeiro rebaixamento levou em conta a campanha da Liga em 2023. Ou seja, o regulamento da competição tem uma falha e abriu um precedente inusitado. O torneio pode ter um campeão rebaixado. Isso porque o São Lourenço, um dos rebaixados, está classificado para as oitavas. Se avançar até a decisão e, hipoteticamente, ser campeão, levantará a taça como rebaixado.

O São Lourenço terminou a fase de classificação no 15º lugar com 30 pontos e irá enfrentar o Magnus Sorocaba nas oitavas.

 

Mais duelos e números

O atual campeão Atlântico de Erechim terminou a primeira fase com a quarta melhor campanha com 49 pontos e terá pela frente o Santo André. O time gaúcho também é dono do melhor ataque da Liga com 91 gols. O Jaraguá, terceiro, irá enfrentar o Corinthians nas oitavas. E o Carlos Barbosa, maior vencedor da Liga, terminou no sexto lugar com 44 pontos. Terá pela frente o Minas, que ficou com o 11º lugar.

 

Confrontos das oitavas

Joinville X Marreco

São José X Umuarama

Praia Clube X Campo Mourão

Atlântico X Santo André

Magnus X São Lourenço

Pato X Cascavel Futsal

Carlos Barbosa X Minas

Jaraguá X Corinthians