Finalmente algum sinal! Após os rumores que Felipe Drugovich iria substituir Lance Stroll para o GP do Canadá na Fórmula 1, o piloto brasileiro publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta sexta-feira (06), apresentando o capacete que usará nas 24 Horas de Le Mans de 2025.
Drugovich já era considerado como o “plano B” da Aston Martin, segundo diretor de pista da Aston Martin, Mike Krack, apesar da operação do piloto canadense na última segunda-feira. Stroll ficou fora do Grande Prêmio da Espanha após se queixar de dores na mão direita após a classificação.
A imprensa especializada, no entanto, indica que as dores seriam resultado de um incidente nos boxes do Circuito de Barcelona-Catalunha, no qual Stroll teria esmurrado e danificado equipamentos.
A bordo do Cadillac V-Series.R #311, Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin na Fórmula 1, irá disputar pela segunda vez as 24 Horas de Le Mans em sua carreira. A bordo do carro #311, o brasileiro correrá ao lado de Jack Aitken e Frederik Vesti.
Drugovich ainda pode correr na Fórmula 1?
Apesar de ter viajado para a disputa das 24 Horas de Le Mans, Felipe Drugovich ainda pode ser uma opção para a Aston Martin na F1, caso solicitado. E o exemplo vem da própria equipe.
No GP da Itália de 2022, Nyck de Vries participou do primeiro treino livre em Monza substituindo Sebastian Vettel na equipe. No entanto, de última hora, precisou substituir Alexander Albon na Williams a partir do terceiro treino livre, depois que o tailandês foi diagnosticado com uma apendicite.
Desta forma, o paranaense ainda poderia disputar o GP do Canadá na vaga de Lance Stroll, mas apenas diante de uma chamada de última hora por parte da Aston Martin em concordância com a operação da Cadillac no WEC.
Quem pode substituir Stroll no GP do Canadá?
- Stoffel Vandoorne
O belga também é reserva da Aston Martin na Fórmula 1. E, assim como Felipe Drugovich, deverá disputar as 24 Horas de Le Mans. O caso de Vandoorne tem um detalhe: ele é titular da Peugeot no WEC, e já disputou as três primeiras etapas da temporada.
- Jak Crawford
Integra o programa de desenvolvimento de pilotos da Aston Martin de 2024 e pode surgir como opção caso Drugovich e Vandoorne corram em Le Mans.
O norte-americano corre na Fórmula 2 desde 2023 e já cumpriu com as exigências da Superlicença da F1, inclusive com participação no teste de pós-temporada da F1 em Abu Dhabi. E como a F2 não corre no fim de semana do GP do Canadá, Crawford estará disponível.
- Valtteri Bottas
Segundo o site F1 Oversteer, Valtteri Bottas “teoricamente” poderia ser chamado pela Aston Martin para substituir Lance Stroll. O finlandês é atualmente reserva na Mercedes, mas pode ser cedido como parte da parceria entre Aston Martin e Mercedes, uma vez que a equipe inglesa corre com os motores da marca alemã até o final de 2026.
O nome de Bottas poderia ser uma opção caso a situação de Lance Stroll permaneça indefinida ao longo da semana. Neste caso, a Aston Martin teria pouco tempo para definir uma escolha entre Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne.