A semana de Gabriel Bortoleto após os primeiros pontos na Fórmula 1 foi… igual às semanas anteriores.
O brasileiro da Sauber foi o oitavo colocado no Grande Prêmio da Áustria, no último domingo (29). Mas garantiu que o resultado não mudou sua preparação para o GP da Inglaterra neste fim de semana.
“Fui para casa, descansei, fiz meu simulador, fiquei na minha. A vida continua igual. Obviamente, é bom ter um bom resultado e trazer isso para casa, mas faz parte. Acho que é óbvio que eu estou feliz, não tem como negar isso, mas tenho outra corrida já nesta semana, então a gente precisa continuar focado, seguir o mesmo caminho que a gente tem feito neste ano, que tem funcionado”, afirmou Bortoleto nesta quinta-feira (3).
Os planos de Gabriel Bortoleto na Fórmula 1 também não mudaram. Em 2025, ele sabe que não terá carro para brigar por vitórias, mas espera evoluir ao longo da temporada para buscar resultados mais competitivos no futuro.
“Eu penso em título também, como qualquer piloto. Eu quero um dia ser campeão, mas a gente tem que ser realista e entender a situação em que está. A gente não tem um carro para ganhar corrida ou para ser campeão, então eu tenho que pensar no que dá para fazer no momento”, disse o piloto da Sauber, que já tem contrato para seguir na equipe em 2026, quando a Audi assumirá a operação como equipe de fábrica.
“Eu acredito que o que dá para fazer no momento é entregar bons resultados, boas classificações, boas corridas, somar pontos. Mas é lógico que minha ambição sempre será ser campeão nesta categoria. Tem que ter paciência e continuar fazendo o trabalho que a gente tem feito. Tenho uma evolução à frente ainda para continuar. Tenho melhorado muito desde o começo do ano, e acho que todos esses momentos difíceis e positivos fazem parte dessa evolução como piloto, principalmente estreando na categoria”, completou.
Mas será que nada mudou para Gabriel Bortoleto após os primeiros pontos?
Ele reconhece que ao menos uma coisa mudou: a abordagem da imprensa, no Brasil e no exterior. E a atenção do público, que cresceu após a boa atuação no Red Bull Ring.
“Quando você tem um bom resultado, a mídia fala mais de você. A mídia internacional falou bem mais, a brasileira nem se fala então. Vi a Band batendo recordes de audiência, com toda a mídia brasileira apoiando, os fãs muito felizes”, comemorou Bortoleto, que exaltou também os resultados da Sauber.
“Se você me perguntou antes se tinha algum peso que eu tirava das costas, eu tiro... Não muito por minha conta, porque eu sempre soube que, no momento em que a gente tivesse o carro para classificar ali, estivesse largando numa posição boa e tivesse o pace de corrida, eu ia entregar. Nunca foi uma dúvida dentro de mim. Mas digo mais pelos fãs, pela equipe, porque todo mundo merece ter um resultado bom. Eu espero ter entregado isso para os fãs, minha família e a equipe que merece muito. Todo mundo está trabalhando duro para alcançar isso. Já disse antes: foi mais pelos outros do que para mim mesmo, porque em algum momento ia chegar.”