O mesa-tenista Hugo Calderano foi impedido de viajar aos Estados Unidos por impedimentos burocráticos e deve ficar de fora do WTT Grand Smash de Las Vegas. Em nota publicada nesta quinta-feira (3), a equipe do atleta afirmou que, mesmo com passaporte português, Calderano precisou tentar um visto de emergência.
Por possuir a cidadania portuguesa, Hugo Calderano só precisaria informar a entrada nos EUA pelo Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). Ele fez a solicitação, mas foi informado que não estava elegível para a dispensa do visto por ter ido a Cuba em 2023 para disputar o Pan-Americano e a qualificação para as Olimpíadas de Paris-2024.
Diante do impedimento, Calderano tentou obter um visto emergencial, com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA (USOPC). Ele conseguiu o agendamento, mas não havia disponibilidade de entrevista consular a tempo da competição.
“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, disse em nota.
Hugo Calderano, que vive excelente fase no tênis de mesa, ficará de fora do torneio por conta da política migratória dos Estados Unidos. Nos últimos dois meses, ele conquistou a Copa do Mundo e a medalha de prata no Mundial de tênis de mesa.