O maratonista mais velho do mundo, Fauja Singh, faleceu no último domingo (13 de julho de 2025), aos 114 anos de idade, enquanto caminhava em sua aldeia natal, Beas Pind, no estado de Punjab, na Índia.
Fauja Singh se tornou um símbolo de longevidade, resiliência e fé, e sua morte gerou uma série de homenagens de líderes políticos, esportistas e instituições internacionais.
O ministro do estado de Punjab se manifestou em suas redes sociais:
"É muito triste receber a notícia do falecimento do proeminente corredor sikh punjabi Fauja Singh Ji. O corredor mais velho do mundo, Fauja Singh Ji, que tornou o nome da comunidade sikh famoso em todo o mundo devido às suas corridas de longa distância, viverá para sempre em nossos corações e memórias.
Sentidas condolências à família e entes queridos. Que Deus abençoe sua alma. Deus, Deus, Deus", declarou.
Fauja Singh não conseguia andar até os cinco anos de idade devido a um problema nas pernas, que mais tarde, durante a juventude, foi tratado justamente com a prática da corrida. No entanto, ele abandonou sua paixão na época da Partição da Índia, na década de 1940, período marcado por instabilidade e violência. Foi somente após a morte de seu quinto filho, em 1994, vítima de um acidente de trabalho, que Fauja Singh retomou as corridas como forma de lidar com a dor e a depressão.
Fauja Singh começou oficialmente sua jornada no esporte aos 89 anos de idade. Antes disso, trabalhou como agricultor em sua aldeia. Segundo o próprio maratonista, ele encontrou na corrida uma forma de escapar da depressão, após perder a esposa e os filhos mais novos. Sua estreia em provas de longa distância foi na Maratona de Londres, em 2000. Ele completou nove maratonas nos nove anos seguintes.
Idade real de Fauja Singh é um mistério
Fauja Singh teria nascido em 1º de abril de 1911, segundo consta em seu passaporte britânico. No entanto, ele nunca teve uma certidão de nascimento, o que impediu seu reconhecimento oficial pelo Guinness World Records como o maratonista mais velho da história.
Ainda assim, ele foi o primeiro homem com mais de 100 anos a completar uma maratona, feito que lhe rendeu reconhecimento mundial. Fauja Singh chegou a ser recebido pela Rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham.
Aposentado das maratonas desde 2013, Fauja Singh passou os últimos anos de sua vida entre a Índia e o Reino Unido, mantendo-se ativo e inspirando milhões com sua história de superação, saúde e espiritualidade.