Dezoito anos. Esta é a idade do projeto “Natação para Todos”, desenvolvido desde 2007, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A iniciativa é coordenada pela professora Márcia Greguol, 50 anos. As aulas semanais ocorrem no Centro de Educação Física e Esportes (CEFE) às terças-feiras (manhã e tarde) e às quintas-feiras (apenas à tarde). O projeto atende crianças e adolescentes com diversos tipos de deficiência (motora, visual, intelectual e auditiva), Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). No início, Márcia Greguol diz que o projeto atendia um número reduzido de crianças em apenas um horário semanal.
Atualmente, são mais de 60 alunos que frequentam a piscina uma vez por semana, nos dias disponíveis. Simone Jaqueline, 32 anos, mãe de Arthur, 10 anos, autista, relata os benefícios da natação. "A água para os autistas é como um calmante, tranquiliza, e com isso ele consegue desenvolver suas habilidades motoras e cognitivas."
A professora Larissa Bobroff, 50 anos, que também participa do projeto auxiliando tecnicamente, destaca a importância da interação social e a relação com os pais. “Eles percebem os benefícios da atividade aquática para seus filhos, mesmo sendo uma vez por semana.” Alunos do curso de Educação Física colaboram com o projeto, auxiliando no desenvolvimento de atividades, treinos de iniciação à natação, aperfeiçoamento e na prática de técnicas do esporte adaptado.
“Natação para Todos” visa o desenvolvimento de atividades em grupo, promovendo a autonomia das crianças na piscina e estimulando a interação social por meio de momentos lúdicos. Para se inscrever no projeto, é necessário entrar em contato com a professora Márcia Greguol pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3371-4143 para verificar a disponibilidade de vagas ou o tempo de espera na lista.