O Real Madrid encaminhou o empréstimo de Endrick ao Lyon. O atacante de 19 anos vai assinar contrato por seis meses, até o fim da temporada europeia. Revelado pelo Palmeiras, o jogador deve se apresentar ao clube francês em janeiro, quando reabre a janela de transferências, e permanece até junho. A informação foi divulgada pelo GE e confirmada pelo Estadão.
O desejo de disputar a Copa do Mundo de 2026 foi o principal motivo para a mudança. Endrick ainda não foi convocado desde que Carlo Ancelotti assumiu o comando da Seleção Brasileira. Em entrevista à revista Placar, o treinador afirmou que aconselhou o jovem a buscar mais tempo em campo para continuar evoluindo.
Sem espaço com Xabi Alonso no Real Madrid
Endrick atuou por apenas 14 minutos na atual temporada, participando da goleada sobre o Valencia. Desde a chegada de Xabi Alonso, o brasileiro perdeu espaço e ficou atrás de outros jovens, como Arda Guller e Gonzalo García.
Durante a era Ancelotti, a realidade era bem diferente. O atacante ganhou espaço, chegou a ser titular na Copa do Rei, torneio em que foi vice-artilheiro com cinco gols, e terminou a temporada com 37 partidas e sete gols marcados.
Uma lesão o tirou do Mundial de Clubes nos Estados Unidos, e desde então o atacante não conseguiu reconquistar a confiança do novo treinador.
Nova chance no futebol francês
No Lyon, Endrick será comandado por Paulo Fonseca, técnico português que tem o aval do estafe do jogador. O clube perdeu recentemente Alexandre Lacazette e Georgess Mikautadze, o que abre espaço para o brasileiro ganhar minutos rapidamente e, em caso de boa adaptação, assumir a titularidade.
Atualmente, o Lyon ocupa a sétima posição do Campeonato Francês, com 20 pontos em 12 rodadas — seis vitórias, dois empates e seis derrotas. O líder é o Paris Saint-Germain, com 27 pontos.
Com Agência Estado