Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Brasil

Sem Neymar, Seleção aposta em desconhecidos com Ancelotti

Mesmo ausente, Neymar domina o debate; Ancelotti mira em nomes menos midiáticos para renovar a Seleção
10 jun 2025 às 17:03
Por: Band
Foto: divulgação

“Ninguém é idiota de achar que o Neymar não é um gênio do futebol. Só que depois da Copa, ele só fez 9 gols. Sendo 3, no Campeonato Paulista. Sendo 1, na Arábia.” Durante o programa Os Donos da Bola desta terça-feira (10), Craque Neto foi direto ao traduzir o sentimento de parte da torcida: até quando o Brasil vai depender do brilho de uma superestrela na Seleção? 


A ausência de Neymar na primeira convocação de Carlo Ancelotti abriu espaço para outro debate que vai além da atual condição física do camisa 10, mas sobre o futuro da Seleção: será que o novo técnico está investindo em um time sem ídolos midiáticos? E mais: será que isso é, de fato, um problema?


Neymar ainda pauta tudo (mesmo fora de campo)


Oficialmente, a ausência de Neymar se deu por questões físicas. Porém, pode-se dizer que a simples ausência do nome de maior apelo da Seleção já bastou para gerar polêmica. E, como mostram os dados da Sala Digital, também despertou curiosidade: os novatos convocados por Ancelotti viraram objeto de busca imediata por parte do torcedor. Alexsandro, zagueiro do Lille, teve um aumento de 1.000% nas buscas ao longo da última semana. Convocado pela primeira vez, já entrou em campo no último jogo e teve uma performance positiva - o que despertou a curiosidade de quem não acompanha de perto a atuação do zagueiro. Vanderson, lateral do Monaco, também disparou em 1.800% nas pesquisas. Há muito tempo, a Seleção não tem um nome forte na posição - o que desperta a dúvida sobre a qualidade do “novato”. Andrey Santos, volante do Strasbourg, também teve pico de interesse após entrar em campo.


As perguntas que aparecem entre as mais buscadas sobre os jogadores revelam o desconhecimento do público: “Joga onde?”, “É destro ou canhoto?”, “Quantos anos tem?”. O dado aponta para algo maior: o Brasil está acostumado a uma Seleção de nomes prontos - e não de projetos de time. 


O paralelo com o PSG: menos fama, mais futebol


Curiosamente, a discussão sobre uma Seleção menos estrelada ecoa o que já aconteceu em outro time comandado por grandes nomes: o Paris Saint-Germain. Após a saída de Messi, Mbappé e Neymar, o clube passou por uma transformação profunda sob o comando de Luis Enrique. A nova aposta foi em um grupo jovem, operário e taticamente disciplinado.

Outras notícias

Campeonato Brasileiro de Jet Ski em Londrina promete reunir 20 mil pessoas

Copa do Brasil: Depay decide e Corinthians derrota Cruzeiro por 1 a 0

Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental


O resultado foi uma equipe mais coesa, querida pela torcida e que venceu a Champions League com menos fama (no caso, “superestrelas”) e mais entrega. A mudança foi tão bem recebida que, na França, o PSG passou a ser visto como um time que voltou a lutar “pela camisa”, e não só pelo marketing.


A Seleção pode seguir o mesmo caminho?


A Seleção de Ancelotti ainda está longe do estágio do PSG. O contexto é, de fato, outro, mas pode-se dizer que entre mudanças de técnicos e instabilidade em campo, há similaridades no atual discurso do investimento de Ancelotti: o italiano aposta na flexibilidade tática, em jogadores dispostos a cumprir funções e em uma reconstrução emocional da equipe. Resta saber se, ao contrário do que o Brasil se habituou, a identidade do time não virá de um ídolo, mas de um conjunto.


Até aqui, a cobrança segue alta. Mesmo ausente, é Neymar quem continua pautando as conversas. Mas talvez o maior desafio de Ancelotti não seja convocá-lo ou não, mas sim provar que a Seleção pode ser protagonista mesmo sem depender de um só nome.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Preso torcedor vascaíno que iria tumultuar semifinal da Copa do Brasil

Esportes
Imagem de destaque

Bruno Henrique prega cautela com Flamengo no Mundial: "Sem jogo fácil"

Esportes

Técnico do PSG não quer enfrentar o Flamengo: "Prefiro Pyramids"

Esportes

Com Xabi Alonso na berlinda, Real Madrid e City se enfrentam pela Champions

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Podcasts

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.