Todos os locais
Todos os locais
Esportes
Brasil

Stock Car: Guilherme Salas vence no Velopark em final de semana quase perfeito

Antes do triunfo no domingo, piloto foi o pole no sábado e fez prova de recuperação na sprint
09 jun 2025 às 11:15
Por: Band

Dificilmente Guilherme Salas se esquecerá deste fim de semana de Stock Car Pro Series no Autódromo do Velopark. Foi em Nova Santa Rita (RS) que o piloto nascido em Jundiaí e que atualmente defende a Valda Cavaleiro Sports vivenciou sua melhor jornada na categoria. Em grande fase desde o fim da temporada passada, o competidor de 31 anos conquistou a pole position no traçado gaúcho no último sábado, finalizou em quinto lugar na corrida sprint depois de ter partido da 12ª colocação e, neste domingo (8), liderou de ponta a ponta para conquistar sua primeira vitória em 2025, a quarta da carreira na categoria.


Depois de vitórias logradas para a Mitsubishi com Felipe Fraga, Gianluca Petecof, Allam Khodair e Gaetano Di Mauro, Salas escalou com a Chevrolet, pela primeira vez, o degrau mais alto do pódio nesta nova era de carros SUVs, marcando assim uma conquista inédita com o Chevrolet Tracker.


Além da vitória conquistado com autoridade, Salas levou para casa o Troféu Volta Mais Rápida Intelbras por ter registrado o melhor tempo no combinado das duas corridas do fim de semana e, para coroar um fim de semana memorável, o piloto ergueu também o Troféu Vivo Man of the Race como o maior pontuador da etapa, tendo somado 120 tentos de 137 possíveis.


O domingo foi de grande resultado também para Julio Campos (Crown Racing), que conduziu o Toyota Corolla Cross #4 ao seu primeiro pódio nesta nova fase da BRB Stock Car, tal qual Rafael Suzuki, que cruzou a linha de chegada em terceiro com o Chevrolet Tracker da TMG Racing. Também com Tracker, o pentacampeão Cacá Bueno finalizou em quarto lugar defendendo a Scuderia Chiarelli, no seu melhor resultado pela nova equipe. E Gaetano Di Mauro, vencedor da corrida sprint de sábado, finalizou na quinta posição.


Arthur Leist (Crown Racing) finalizou em sexto lugar, à frente de Allam Khodair (Blau Motorsport) e Cesar Ramos (Ipiranga Racing). João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing) foi o nono e Nelsinho Piquet (Scuderia Bandeiras Sports), o décimo. Gianluca Petecof (CAR Racing KTF) saiu de 27º no grid para terminar em 13º, crescendo assim 14 posições ao longo da prova.

Outras notícias

Renato Gaúcho promete Fluminense corajoso no Mundial de Clubes: 'Sempre jogando para ganhar'

Clube de José Mourinho na Turquia faz proposta por Neymar, diz jornal

São Paulo oficializa saída de Zubeldía do clube

Vitória soberana

A prova que concluiu a etapa do Velopark teve uma dinâmica diferente do formato habitual da BRB Stock Car. Em razão da identificação de um problema eletrônico na gestão da turbina do motor, o que gerava superaquecimento e quebra do equipamento, as equipes e a organização da categoria decidiram eliminar o procedimento obrigatório (pit-stop) e também reduzir em dez minutos o tempo de prova, passando assim para 40 minutos mais uma volta.


Desta forma, Guilherme Salas largou na frente tendo pista limpa para impor o forte desempenho apresentado em todo o fim de semana para converter a pole position em vitória. Assim como o piloto da Valda Cavaleiro Sports, todo o grid teve pela frente uma prova com perspectiva de voltas em ritmo de classificação.


Desde a largada, a corrida se desenvolveu em alta intensidade. Salas sustentou a liderança e abriu vantagem relevante para Daniel Serra, enquanto Felipe Massa manteve o terceiro lugar, à frente de Julio Campos e Rafael Suzuki. Cacá Bueno também segurou sua posição de início e era o sexto, seguido por Gaetano Di Mauro, Felipe Baptista, Arthur Leist e Cesar Ramos.


Massa perdeu performance e foi superado pelos carros que vinham logo atrás. Desta forma, Julio Campos subiu para terceiro e era seguido por Rafael Suzuki e Cacá Bueno no momento em que a direção de prova acionou o safety-car para remover o carro de Arthur Gama parado no primeiro setor da pista.


A relargada apimentou a corrida principal da etapa com todos muito próximos nas voltas finais. Julio Campos aproveitou a perda de ritmo de Serra e subiu para a segundo. Os pilotos que vinham logo atrás também avançaram uma posição com o revés do tricampeão. No pelotão intermediário, Felipe Fraga e Gianluca Petecof se destacaram pela escalada, subindo muitas posições.


No fim das contas, Salas confirmou vitória dominante, de ponta a ponta, com Julio Campos e Rafael Suzuki completando o pódio. Foi a primeira vitória de um Chevrolet Tracker na nova era da BRB Stock Car Pro Series, em jornada que consolidou o fim de semana praticamente perfeito e mais líder do que nunca no campeonato após três etapas disputadas.

A festa no Velopark

Salas vibrou pela jornada quase perfeita em Nova Santa Rita. “Desde sexta-feira sabia que meu carro estava muito rápido e hoje de manhã, quando segui para o grid, tinha certeza que iria conseguir imprimir um ritmo muito bom. A verdade é que o carro estava perfeito”, destacou.


“Só posso agradecer à minha equipe, que fez um trabalho excelente. E agora é comemorar, realmente. Muito feliz”, destacou o piloto que conquistou pódios seguidamente nas últimas cinco etapas: Goiânia e Interlagos, no ano passado; novamente em São Paulo, Cascavel e, agora, também no Velopark.


Julio Campos comemorou por ter conseguido ter vivido um fim de semana limpo e coroado com um lugar no pódio da corrida principal. “Fizemos uma corrida muito boa! Conseguimos andar muito bem aqui. Temos muito ainda para melhorar no carro. Nossa ideia é brigar pelo título e estamos prontos para isso”, afirmou o paranaense.


Rafael Suzuki dedicou sua conquista no Velopark ao time da TMG Racing. “Foi uma corrida sem muitas alternativas sem o pit-stop. Nosso primeiro pódio do ano, o que é bom para lavar a alma e recomeçar o campeonato. Feliz pela minha posição. Nosso time trabalhou muito, madrugadas de muita dedicação, então esse pódio é para eles”, comentou.

Como fica o campeonato da Stock Car

O fim de semana de sonho rendeu a Salas a liderança da temporada depois de três etapas concluídas. O piloto da Valda Cavaleiro Sports soma agora 243 pontos, enquanto seu concorrente mais próximo é Gaetano Di Mauro, com 178, sete a mais que Gianluca Petecof. Quem subiu bem na tabela é Cesar Ramos, que chegou no fim de semana de etapa de casa em 14º e agora é o quarto, com 157, marcando assim dois tentos a mais que Felipe Fraga, que caiu de líder para a quinta posição.


Nelsinho Piquet tem agora 143 e é o sexto no campeonato, enquanto Allam Khodair é o sétimo, empatado com Felipe Baptista, ambos com 138. Julio Campos soma 136 e é o nono, e o bicampeão Rubens Barrichello fecha a lista dos dez primeiros no campeonato, com 124.


Agora a BRB Stock Car Pro Series volta a acelerar no último fim de semana de junho. O quarto desafio da temporada 2025 será disputado no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo.

BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025

Etapa 3, Velopark, corrida principal, resultado final


1º - Guilherme Salas (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), 40 voltas em 40min39s216


2º - Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 2s284


3º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker), a 3s755


4º - Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 5s106


5º - Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 5s887


6º - Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 7s102


7º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 11s326


8º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 12s164


9º - João Paulo de Oliveira (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 12s808


10º - Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 13s168


11º - Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 22s087


12º - Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 22s560


13º - Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 23s508


14º - Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 24s257


15º - Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 27s256


16º - Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 27s844


17º - Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 33s480


18º - Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 51s361


19º - Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 52s550


20º - Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 1 volta


21º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 2 voltas


22º - Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker), a 2 voltas


23º - Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker), a 2 voltas


24º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 5 voltas


25º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 6 voltas


26º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 8 voltas


27º - Ricardo Maurício (Cavaleiro Valda/Chevrolet Tracker), a 8 voltas


Não completaram


Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker)


Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross)


Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker)


Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross)


Classificação do campeonato após três etapas


Pilotos


1º Guilherme Salas, 243 pontos


2º Gaetano Di Mauro, 178


3º Gianluca Petecof, 171


4º Cesar Ramos, 157


5º Felipe Fraga, 155


6º Nelson Piquet Jr., 143


7º Allam Khodair, 138


8º Felipe Baptista, 138


9º Julio Campos, 136


10º Rubens Barrichello, 124


11º Cacá Bueno, 116


12º Arthur Leist, 113


13º Rafael Suzuki, 108


14º Thiago Camilo, 100


15º João Paulo de Oliveira, 99


16º Daniel Serra, 92


17º Enzo Elias, 92


18º Ricardo Maurício, 84


19º Gabriel Casagrande, 83


20º Zezinho Muggiati, 81


21º Lucas Foresti, 76


22º Ricardo Zonta, 66


23º Rafael Reis, 56


24º Denis Navarro, 56


25º Lucas Kohl, 55


26º Vicente Orige, 50


27º Átila Abreu, 45


28º Arthur Gama, 38


29º Bruno Baptista, 35


30º Felipe Massa, 27


31º Helio Castroneves, 25


*pontuação extraoficial


BRB Stock Car Pro Series, temporada 2025*


1ª etapa: 4 de maio, Interlagos (SP)


2ª etapa: 25 de maio, Cascavel (PR)


3ª etapa: 8 de junho, Velopark (RS)


4ª etapa: 29 de junho, Velocitta (SP)


5ª etapa: 20 de julho, Velocitta (SP)


6ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (MG)


7ª etapa: 7 de setembro, Cascavel (PR) – ou alternativa**


8ª etapa: 5 de outubro, Velocitta (SP)


9ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul – ou alternativa**


10ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (GO)


11ª etapa: 30 de novembro, Brasília (DF) – ou alternativa**


12ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP)


*sujeito a alterações

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Empate fora de casa mantém o Cascavel no G4 da Série D; confira análise

Esportes
Imagem de destaque

Verstappen celebra 2º lugar no GP do Canadá: "Nunca me senti na briga pela vitória"

Esportes

Quesada elogia Palmeiras, mas faz ressalva: "Porto também criou chances"

Esportes

Botafogo leva susto, mas vence Seattle Sounders na estreia do Mundial de Clubes

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Morador de rua furta ônibus e dirige pelas ruas de Cascavel embarcando passageiros

Cidade
Cascavel e região

Testemunha fala sobre acidente na BR-163 em Cascavel e ajuda família a chegar ao aeroporto

Cidade
Londrina e região

Suspeito de furtar viatura morre em confronto em posse de carro da prefeitura de Londrina

Cidade
Londrina e região

Corpo de mulher é encontrado em estado avançado de decomposição na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Mulher que foi atingida por BMW em Ibiporã morre em hospital de Londrina

Podcasts

Podcast Negocios à Parte | EP 10 | Empreenda com Sucesso | Fabiano Zanzin

Podcast Eleva+ Cast | EP 8 | Eletromobilidade, Inovação e Condomínios | Solel

Podcast Eleva+ Cast | EP 7 | Segurança e estrutura de gás | Gàs Seguro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.