O
Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, é o berço das corridas de
caminhões no país. Tudo começou no fim dos anos 80, quando a pista foi sede da
Copa Brasil de Caminhões. Foi apenas uma prova, que teve um fim trágico com um
acidente com morte. Mas aquela corrida foi a antecessora da Fórmula Truck, que
se consumou como a categoria mais popular da América Latina.
É
verdade que a categoria dos brutos, depois de ter alcançado o seu apogeu,
declinou em 2016. E ficou por anos inativa.
Mas
em 2022 retomou o seu campeonato de maneira regular. E aquele ano marcou a
volta de Pedro Muffato às pistas. Ele começou a acelerar na Truck no meio da
temporada e venceu corridas, inclusive, duas em Cascavel. Mas Muffato não
conseguiu a pontuação suficiente para ser campeão pela primeira vez. Porém, os
resultados motivaram o experiente piloto, que participou da temporada completa
no ano passado. Participou e dominou a categoria, tanto é que Muffato chegou na
última etapa, em 2023, também na pista do Autódromo Zilmar Beux numa condição
bem favorável para ser campeão. E ele fez história! Venceu a prova realizada no
dia 10 de dezembro do ano passado e conquistou o tão desejado título da Truck
aos 83 anos de idade.
A
presença da lenda das pistas no grid automaticamente já serve de inspiração
para os atletas mais jovens. Mas foram os resultados conquistados por Pedro
Muffato que impulsionaram as demais equipes, o que tornou a Fórmula Truck mais
competitiva. Pilotos mais jovens mantêm o respeito a Pedro Muffato, mas querem
destronar o ídolo. Com isso, a última etapa da Fórmula Truck, programada para
este domingo (1º), no Zilmar Beux, tem três pilotos na condição de conquistar o
título da categoria GT Truck (caminhões eletrônicos), a principal da Truck. Um
deles é o gaúcho Rafael Fleck, gaúcho que tem idade para ser neto de Pedro
Muffato.
Assim
como Muffato, o sobrenome tem tradição em termos de Fórmula Truck. O pai, Jorge
Fleck, foi campeão da categoria duas vezes. E agora o filho está em condição
bem confortável para faturar o título. Com 620 pontos (fora o descarte do pior
resultado), Fleck só precisa terminar a prova na frente de Muffato, que é o
vice-líder com 533 pontos. Túlio Bendo, terceiro com 525, também tem possibilidades
de título, mas para isso precisa que os concorrentes não pontuem.
No
caso de Fleck, ele poderia ter sido campeão da temporada de maneira antecipada
na etapa passada, em Viamão. Ou seja, teria sido campeão em seu estado, diante
da torcida gaúcha. Mas foi o quarto colocado na prova que foi vencida por
Muffato. E a vitória, a terceira no ano, fez com a decisão do título ficasse
para este domingo, em Cascavel.
No
quesito resultados na pista, o retrospecto favorece Muffato. Ele venceu todas
as corridas da Fórmula Truck em Cascavel. Neste ano, ele foi o vencedor na
primeira passagem da categoria por Cascavel. A corrida ocorreu no dia 02 de
junho.
Programação
A
última etapa da Fórmula Truck terá uma mudança significativa. Nas provas
anteriores ao longo do ano foi formado um único grid com pilotos da GT Truck
(eletrônicos) e F-Truck (bomba injetora). Como Cascavel terá a definição de
quatro campeões, já que são dois campeonatos (Interestadual e Mercosul), serão
duas provas distintas neste domingo. A largada da F-Truck será às 12h45 e a
largada da GT Truck será às 14 horas.