Todos os locais
Todos os locais
Esportes
Brasil

Temporada da Fórmula Truck encerra neste domingo, em Cascavel

01 dez 2024 às 10:56
Por: Luciano Neves
- @velocidadecascavel

O Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel, é o berço das corridas de caminhões no país. Tudo começou no fim dos anos 80, quando a pista foi sede da Copa Brasil de Caminhões. Foi apenas uma prova, que teve um fim trágico com um acidente com morte. Mas aquela corrida foi a antecessora da Fórmula Truck, que se consumou como a categoria mais popular da América Latina.


É verdade que a categoria dos brutos, depois de ter alcançado o seu apogeu, declinou em 2016. E ficou por anos inativa.


Mas em 2022 retomou o seu campeonato de maneira regular. E aquele ano marcou a volta de Pedro Muffato às pistas. Ele começou a acelerar na Truck no meio da temporada e venceu corridas, inclusive, duas em Cascavel. Mas Muffato não conseguiu a pontuação suficiente para ser campeão pela primeira vez. Porém, os resultados motivaram o experiente piloto, que participou da temporada completa no ano passado. Participou e dominou a categoria, tanto é que Muffato chegou na última etapa, em 2023, também na pista do Autódromo Zilmar Beux numa condição bem favorável para ser campeão. E ele fez história! Venceu a prova realizada no dia 10 de dezembro do ano passado e conquistou o tão desejado título da Truck aos 83 anos de idade.

Outras notícias

Gatito acerta com Cerro Porteño e Botafogo 'acende o alerta' para possível desmanche

"Memphis pede para eu ficar", diz Yuri Alberto sobre possibilidade de saída do Corinthians

Atrito em campo foi só a 'gota d'água' para saída de Marcelo do Flu, diz Mano Menezes


A presença da lenda das pistas no grid automaticamente já serve de inspiração para os atletas mais jovens. Mas foram os resultados conquistados por Pedro Muffato que impulsionaram as demais equipes, o que tornou a Fórmula Truck mais competitiva. Pilotos mais jovens mantêm o respeito a Pedro Muffato, mas querem destronar o ídolo. Com isso, a última etapa da Fórmula Truck, programada para este domingo (1º), no Zilmar Beux, tem três pilotos na condição de conquistar o título da categoria GT Truck (caminhões eletrônicos), a principal da Truck. Um deles é o gaúcho Rafael Fleck, gaúcho que tem idade para ser neto de Pedro Muffato.


Assim como Muffato, o sobrenome tem tradição em termos de Fórmula Truck. O pai, Jorge Fleck, foi campeão da categoria duas vezes. E agora o filho está em condição bem confortável para faturar o título. Com 620 pontos (fora o descarte do pior resultado), Fleck só precisa terminar a prova na frente de Muffato, que é o vice-líder com 533 pontos. Túlio Bendo, terceiro com 525, também tem possibilidades de título, mas para isso precisa que os concorrentes não pontuem.


No caso de Fleck, ele poderia ter sido campeão da temporada de maneira antecipada na etapa passada, em Viamão. Ou seja, teria sido campeão em seu estado, diante da torcida gaúcha. Mas foi o quarto colocado na prova que foi vencida por Muffato. E a vitória, a terceira no ano, fez com a decisão do título ficasse para este domingo, em Cascavel.


No quesito resultados na pista, o retrospecto favorece Muffato. Ele venceu todas as corridas da Fórmula Truck em Cascavel. Neste ano, ele foi o vencedor na primeira passagem da categoria por Cascavel. A corrida ocorreu no dia 02 de junho.

 

Programação

A última etapa da Fórmula Truck terá uma mudança significativa. Nas provas anteriores ao longo do ano foi formado um único grid com pilotos da GT Truck (eletrônicos) e F-Truck (bomba injetora). Como Cascavel terá a definição de quatro campeões, já que são dois campeonatos (Interestadual e Mercosul), serão duas provas distintas neste domingo. A largada da F-Truck será às 12h45 e a largada da GT Truck será às 14 horas.

 

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Ferroviária terá 1º centro de treinamento de futebol feminino no país

Futebol
Imagem de destaque

Jogadoras acusadas de racismo seguem presas após habeas corpus negado

Esportes

São Paulo anuncia retorno de Oscar, 14 anos após saída polêmica

Tarobá Esporte

Comentarista Esportivo Lucas Gabriel analisa a temporada de futsal de 2024

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

'Eu ensinei minha filha a amar um monstro', diz mãe de criança morta com tiro em Londrina

Cidade
Londrina e região

Mãe de Ayla iria se casar nesta segunda e se mudaria com a filha para o Goiás

Cidade
Londrina e região

'Foi coisa que passou na minha cabeça', diz pai de menina encontrada morta em Londrina

Cidade
Londrina e região

Confira tudo o que abre e fecha durante o feriado de Natal e Ano Novo em Londrina

Cidade
Brasil

Casal suspeito de assalto morre em confronto com a Polícia Militar em Londrina

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.