Todos os locais
Todos os locais
Paraná
Paraná

Com 161 cidades sem casos em 2024, registros de homicídios caem 29% no Paraná

De janeiro a setembro de 2024 foram 1.260 ocorrências do crime, 29% a menos do que as 1.777 registradas no mesmo período de 2015
09 out 2024 às 08:25
Por: Agência Estadual de Notícias

O número de homicídios dolosos caiu em todo o Paraná no período dos últimos dez anos, segundo levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp). De janeiro a setembro de 2024 foram 1.260 ocorrências do crime, 29% a menos do que as 1.777 registradas no mesmo período de 2015. A queda também pode ser percebida na comparação com o último ano, de 7,6%, relativo a 1.364 mortes do mesmo período de 2023.


Em 161 municípios do Estado (40,3%) não foram registrados homicídios dolosos no período. Em 105 cidades (26,3%) foram constatados um homicídio (cada) e em 89 (22,3%) foram de duas a cinco ocorrências do crime. A maior queda percentual até o momento ocorreu em Quedas do Iguaçu (-86,7%), que registrou 15 ocorrências do crime no ano anterior e duas neste ano, seguida por Umuarama (-76,5%), que foi de 17 ocorrências no ano anterior para quatro neste ano. 


“Percebemos uma redução significativa após o lançamento da Operação Cidade Segura, no começo do ano. Vamos manter o foco nos municípios com maior incidência de crimes, assegurando uma atuação constante em todos os 399 municípios do Paraná”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. 


O secretário também comentou que a Sesp está constituindo uma força-tarefa com as próprias forças de segurança, o Ministério Público, o Grupo de Atuação Especializada em Segurança Pública (Gaesp), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e o Poder Judiciário para maior agilidade e vazão a processos, como definição de mandados de prisão e mandados de busca e apreensão.


“Na medida do possível, esperamos conseguir contribuir, seja sobre uma vertente de maior qualificação dos encaminhamentos a serem dados nas respectivas localidades, seja também sobre a perspectiva de planejamento estatal como um todo”, disse o promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especializada de Segurança Pública do Ministério Público, Alexey Choi Caruncho. 

Outras notícias

24 cursos das universidades estaduais do Paraná têm a melhor classificação do Brasil

Paraná terá reforço na segurança com 12 veículos blindados para ações especiais

Homem é preso por ameaçar a própria mãe e descumprir medida protetiva em Palmeira


O promotor de Justiça Felipe Lamarão de Paula Soares, ressaltou que a queda dos homicídios colabora para a redução da criminalidade em todo o Estado. “Os números baixando são positivos. Isso é de interesse da sociedade como um todo, e é óbvio que também é uma preocupação nossa, porque geralmente mais homicídios representam mais crimes como um todo. O homicídio muitas vezes é reflexo de alguma outra atividade criminosa, consequentemente, havendo uma queda do número de homicídios, em princípio vamos ter uma diminuição dos demais crimes”, ressaltou. 


Operação Cidade Segura


A operação Cidade Segura é um eixo da operação Vida. Com ações preventivas e repressivas, por meio de patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, abordagens policiais e fiscalizações de veículos e pessoas, ela reúne as polícias Militar, Civil e Penal para combater o crime nos municípios.


Operação Vida


A operação Vida atua nos municípios onde os índices criminais são mais desafiadores com operações pontuais para aumentar a efetividade dos serviços de segurança pública. O programa engloba ações preventivas com atuação da polícia judiciária que precedem operações ostensivas, patrulhamento aéreo e terrestre, abordagens e fiscalização de veículos, intensificando o policiamento.

Veja também

Relacionadas

Paraná
Imagem de destaque

Vídeos: bombeiros combatem incêndio no teatro da PUC, em Curitiba

Paraná
Imagem de destaque

Estado entrega equipamentos a 100 cidades para combate a incêndios; Cascavel incluída

Paraná

Paraná tem 6.400 novos casos de dengue e mais quatro óbitos; um em Cornélio Procópio

Paraná

PCPR mira organização criminosa que usava cidades do Sudoeste do Estado como rota do tráfico

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem de 49 anos morre após ser deixado na UPA do Jardim do Sol em Londrina

Cidade
Londrina e região

Médico é preso suspeito de importunar sexualmente mulher em hospital de Londrina

Cidade
Londrina e região

Grave acidente deixa homem acamado e família pede ajuda para custear tratamento

Cidade
Londrina e região

Médico é alvo de nova denúncia por importunação sexual; mulher procurou a Tarobá

Cidade
Londrina e região

Simone Mendes ganha presente de fã e debocha durante show na ExpoLondrina: "Vestido feio'

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 3 | 99% da população é criminosa? | Walter Bittar

Podcast Café com Edu Granado | EP 8 | Álvaro Arruda

Podcast Falando de Gestão | EP 6 | Carreira Jurídica | Prof. Miguel Belinati Piccirillo

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.